O McDonald’s iniciou este ano uma estratégia focada em fortalecer seu segmento de cafeterias. A empresa informa que o investimento em mídia para a área cresceu aproximadamente cinco vezes em relação a 2023. No último trimestre, também foram inaugurados 11 McCafés, totalizando 108 no país.

Vice-presidente de Operações da Arcos Dourados, controladora da rede de fast-food no Brasil, Ricardo Guedes explica que a empresa quer ser uma opção para todas as ocasiões de refeição de seus clientes já fiéis. “Agora a gente quer que ele coloque o McDonald’s também no café da manhã.”

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Ricardo Guedes, VP de Operações da Arcos Dourados (Crédito:Divulgação/Arcos Dourados)

Segundo Guedes, a rede atende quase 2 milhões de clientes por dia em todo o país. Com a campanha “Café com gostinho de Mc” e o lançamento de 14 novos produtos matinais — como medialunas, bolos, iced lattes, smothies e affogatoo — o objetivo é fixar a ideia de que o café da manhã é feito com os mesmos ingredientes do restante do cardápio.

“O queijo é o cheddar que você encontra no Cheeseburger, é o bacon que você encontra em outros produtos, é o gostinho de Mc que você vai encontrar”, diz Guedes.

Estudo motivou foco em cafés

A ideia de reforçar o investimento para os McCafés surgiu a partir de um estudo da consultoria On The Go, encomendado pela Arcos Dourados. O objetivo era descobrir comportamentos dos clientes fiéis da rede.

Foi identificado que os fregueses da marca fazem a primeira refeição do dia fora de casa de duas a três vezes por semana, assiduidade acima da média do público geral, que é de uma vez na semana.

“A gente é uma marca muito focada na conveniência. A gente se adequa a qualquer vontade e desejo do cliente”, afirma Guedes. “Tem bastante importância estar atento ao dinamismo do mercado, que sempre traz novidades, e colocar o cliente no centro das nossas decisões estratégicas.”

A operação café-da-manhã

O cardápio de refeições matinais inclui pão de queijo, diferentes tipos de sanduíche, ovos e bacon, pães recheados, bolos, bebidas a base de café, entre outros. As opções não são exclusividade dos McCafé’s. Atualmente, cerca de 80% de toda a rede McDonald’s já disponibiliza produtos de cafeteria.

Nas lojas que não são dedicadas, o menu completo de matinais é oferecido entre 7h e 11. Apenas café coado, leite e a família de queijos quentes são vendidos o dia todo.

Quiosque dedicado do McCafé dentro de um restaurante McDonald’s (Crédito:Divulgação/Arcos Dourados)

‘Méqui janela’

Há quiosques de McCafé abertos em restaurantes McDonald’s. Outras lojas possuem o modelo chamado pela rede de “janela”, em que apenas uma vitrine e um espaço dedicado ao café são instalados em um canto do balcão de um restaurante tradicional.

Há ainda as cafeterias totalmente independentes da operação principal, sem um McDonald’s anexo. Em São Paulo, alguns exemplos estão no Shopping de Guarulhos, Shopping Center Norte, Shopping Interlagos e Shopping Center Leste.

Em 2024, o plano de expansão traçado pela Arcos Dourados prevê a abertura de aproximadamente 50 restaurantes. Todos contarão com o cardápio de café da manhã.

Janela McCafé instalada no canto do balcão de um restaurante McDonald’s tradicional (Crédito:Divulgação/Arcos Dourados)