27/06/2012 - 21:00
Patrocínio
Pelo menos, em relação aos patrocinadores, já foi dado o tiro de largada para os Jogos Paraolímpicos de 2016, que acontecerão em setembro, logo depois da Olimpíada, no Rio de Janeiro. A Nissan, que já havia anunciado o investimento na Olimpíada do Rio, é o primeiro patrocinador oficial do evento para atletas especiais, que deve ter o nadador Daniel Dias como uma das principais esperanças de medalha de ouro para o Brasil. A montadora japonesa se comprometeu a fornecer para o evento dois mil veículos – incluindo 270 adaptados para o transporte de cadeirantes. Nos Jogos de Londres, entre agosto e setembro deste ano, haverá 26 patrocinadores principais, incluindo a BMW e a Adidas.
Filme
Arte que sai da garrafa
Uma nova campanha da vodca Absolut, marca da francesa Pernod Ricard, tem como tema o estimulo à criatividade. Criada pela agência Lew’LaraTBWA, em conjunto com a TBWAChiatDay, de Nova York, a ação convocou artistas plásticos e pessoas comuns para criar imagens e tirar fotos que preencham o formato da garrafa da vodca. Um filme de 15 segundos apresenta as melhores imagens.
Campanha
Seis décadas de Brasil
A trajetória do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fundado em 20 de junho de 1952, será celebrada com uma campanha de tevê produzida pela agência paulista Nova/sb. O foco está nas mudanças sofridas pelas famílias brasileiras, desde os anos 1950.
Joint venture
Armada espanhola
A agência espanhola Relevance, do CEO Bernat Aubia (à dir.) chega ao Brasil, na carona de uma joint venture com a conterrânea Dream Factory, comandada por Daniel Coma-cross (à esq.) e Carlos Pereira. No primeiro ano, o objetivo é faturar R$ 4 milhões. A Relevance, voltada a avaliar os resultados de ações promocionais, participou da campanha de Barack Obama à Presidência americana. A Dream Factory – que promove campanhas para o Rock in Rio – já tem receita local de R$ 58 milhões.
Internet
Contra o mau anunciante
Rivais no mundo digital, Facebook, Google, Twitter e AOL se uniram para eliminar os maus anúncios da internet. O quarteto faz parte da recém-criada Ads Integrity Alliance (Aliança para a Integridade de Anúncios), que buscará identificar quem utiliza a publicidade online para aplicar golpes, espalhar vírus e vender produtos ilegais ou falsificados.
Bate-papo
Hugo Janeba, Presidente da Mixer. O ex-vice-presidente de marketing da Vivo assumiu em junho o comando da Mixer, uma das maiores produtoras brasileiras de filmes publicitários e de conteúdo independente para a tevê. Janeba fala à Dinheiro sobre esse mercado:
Como um executivo de operadora de telefonia pode ajudar numa produtora de conteúdo?
A Mixer está passando por uma reorganização para poder aproveitar melhor as oportunidades em publicidade e criação de conteúdo. No momento, é importante uma experiência em inovação e tecnologia para entender como os consumidores utilizam as novas plataformas de mídia, como o tablet.
Qual é o desafio de trabalhar com essas novas mídias?
Está cada vez mais complexo classificar o que é publicidade e o que é conteúdo próprio. Estando deste lado da mesa, vejo como é difícil. Entregar uma experiência de marca hoje pode ser feita de diversas formas, além de uma simples propaganda.
Com a obrigatoriedade do conteúdo nacional na tevê por assinatura, o mercado vai se profissionalizar?
Surgem novas oportunidades para isso. A Mixer criou um departamento de licenciamento de marcas, como o desenho animado Escola para Cachorros. O mercado ainda é pouco desenvolvido, mas existe um potencial enorme de receita.