Esporte

 

O Brasil não vai economizar para atingir a meta de entrar para o ranking dos dez primeiros colocados em número de medalhas na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. Na quinta-feira 13, o governo federal anunciou a criação de um plano olímpico, com investimentos de R$ 1 bilhão. Os recursos serão direcionados para atletas em treinamento – para bolsas de até R$ 20 mil –, além de reforma e construção de 22 centros de treinamento olímpicos e paraolímpicos. O programa foi apresentado pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. 

 

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Rock in Rio


Som na caixa

 

Na quinta-feira 13, foi dada a largada para o Rock in Rio 2013. O evento, que está em sua 13ª edição, foi orçado em R$ 95 milhões. Cerca de 60% dessa bolada é bancada pelos patrocinadores. O restante vem da venda de ingressos e outros produtos ligados à marca. Segundo Roberta Medina, vice-presidente-executiva do festival e filha do publicitário Roberto Medina, pai do Rock in Rio, quatro atrações já estão confirmadas: George Benson, Ivan Lins, Sepultura e Tambores do Bronx. A grande estrela será o cantor americano Bruce Springsteen.

 

 

 

 

Internet


Lindas, famosas (e perigosas)

 

Se você receber um e-mail com fotos de mulheres nuas, downloads gratuitos ou declarações de amor de pessoas que só vê na tevê, saiba que há grandes chances de ser vírus. Os cibercriminosos usam os nomes de celebridades em evidência para atrair pessoas para sites que, na realidade, estão cheios de ameaças criadas para roubar senhas e informações pessoais. Veja quais são as mulheres mais citadas no Brasil e no mundo: 

 

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Veículos


Barreira aos mexicanos

 

O limite às importações de veículos produzidos no México, definido pelo governo brasileiro em março, já afeta as montadoras no País. A Honda confirmou o esgotamento de sua cota para este ano e, por isso, poderá suspender a venda do utilitário CR-V, montado na subsidiária mexicana. O modelo representa 14,6% das vendas da marca no Brasil. A cota, de US$ 1,45 bilhão, já esgotada, foi adotada porque os carros produzidos no México chegam ao País com preços inferiores aos fabricados no Brasil, geralmente com qualidade, já que atende ao mercado americano. A montadora mais penalizada deverá ser a Nissan, que traz quatro modelos do México.

 

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Disputa


Quase um milionário

 

Durou apenas três semanas a decisão da Justiça do Distrito Federal que obrigava as operadoras Vivo, CTBC, Sercomtel e Norte Brasil a pagar 10% do que arrecadassem com o serviço de identificação de chamada – popularmente conhecido como “bina” – ao inventor da tecnologia, Nélio Nicolai. Ele tenta, há 11 anos, reconhecer sua patente. “Estou começando a acreditar nos advogados que diziam: ‘você até ganha, mas não leva’”, disse. Se vencer, receberá algo em torno de R$ 500 milhões mensais.

 

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Números


US$ 157 bilhões - é o valor do pacote anunciado pelo governo chinês para obras de infraestrutura. O plano contempla 60 projetos: 25 ferrovias e 13 rodovias. 

 

368 mil - pessoas desistiram de procurar emprego, em agosto, nos EUA, de acordo com o departamento de trabalho americano. Com isso, o índice oficial de desemprego caiu de 8,3%, em julho, para 8,1%, no mês passado. 

 

US$ 575 milhões – foi o déficit cambial na primeira semana deste mês, segundo o Banco Central. No mesmo período há um ano, houve entrada líquida de US$ 6,6 bilhões.

 

US$ 13,5 bilhões - é a estimativa de faturamento da Intel, gigante americana de processadores para computador, para o terceiro trimestre deste ano. Os cálculos anteriores previam US$ 14,2 bilhões. 

 

238% - é a taxa média de juros anual cobrada pelas administradoras de cartões no crédito rotativo. O custo é o maior do mundo e segue sem variações há 30 meses, segundo a Anefac, apesar da recente queda na Selic.

 

R$ 380 mil – é o valor pago pela Kroton na aquisição das sociedades MBL e ELB, que detêm 20% do capital da Unopar.

 

 

 

 

Aeroportos


Sorria, você está sendo maltratado

 

Os aeroportos brasileiros se tornaram, nos últimos anos, um ringue para funcionários das companhias aéreas e passageiros. Na maioria das vezes, ser bem tratado se tornou um raro artigo de luxo. Um levantamento da Skyscanner, buscador online de serviços de turismo, realizado em agosto, mostrou que o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi eleito o mais rude nos critérios de atendimento. (em % dos votos)

 

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Curtas

 

A BAE Systems, empresa britânica de tecnologia, anunciou na quarta-feira 12 que está negociando com a EADS, controladora da Airbus, uma possível fusão para criar uma potência nos setores aeroespacial, de defesa e de segurança. Juntas, BAE e EADS terão receita de € 72 bilhões.

 

A Cosan recebeu, na quarta-feira 12, sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a compra de 60,1% da Comgás. Para o órgão, o negócio é inofensivo aos clientes. A operação, de R$ 3,4 bilhões, ocorreu em maio.

 

A Fiat estuda reduzir a jornada de quase 20 mil funcionários, até o fim do ano, em suas unidades da Itália. A medida é uma tentativa de evitar o fechamento de fábricas. A montadora é uma das empresas mais afetadas pela queda nas vendas no país, que recuaram 32% desde 2008. 

 

 

 

 

Negócios


Silvio Santos na mira da Coty

 

A francesa Coty, dona das divisões de perfume da Calvin Klein e Marc Jacobs, está de olho na brasileira Jequiti, do grupo Silvio Santos. Segundo reportagem da Bloomberg, a negociação envolverá US$ 500 milhões. Em maio, a Coty ofereceu US$ 10 bilhões pela gigante americana Avon, mas a proposta foi recusada. A compra da Jequiti não será fácil. A marca de cosméticos do dono do SBT prevê atingir faturamento de R$ 1 bilhão em 2013, tornando-se a empresa mais rentável do conglomerado do homem do Baú da Felicidade. 

 

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Entrevista

 

“É arriscado amarrar orçamento da educação ao pré-sal”

 

A discussão sobre como serão partilhados os royalties está atrasada. Para o especialista em petróleo e gás Jean Paul Prates, a ideia do governo de amarrar os recursos para a educação aos royalties do pré-sal, que começa a ser explorado no País, é arriscada. Veja sua entrevista à editora Carla Jimenez. 

 

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Como o sr. vê a ideia de aumentar os recursos para a educação a partir dos royalties do pré-sal?

Já estamos atrasados mais ou menos dois anos no debate do pré-sal, e há um congestionamento político antes de decidir o assunto no Congresso. Pelo menos mais dois anos até ficar pronto, e no primeiro ano só serão alguns tostões. É muito arriscado amarrar todo o orçamento da educação, uma despesa constante, a uma receita futura e flutuante.

 

Vincular educação a royalties é comum em outros países?

Pode haver pico, e depois ter declínios. Claro que vocês dirão que em 2035 já haverá dinheiro. Conceitualmente, nenhum país atrela orçamento fundamental apenas a poços de petróleo. Eu me recuso a acreditar que o governo só olhe o pré-sal como saída para aumentar verbas para a educação.

 

Como o sr. avalia os investimentos em educação no País?

Há um gap, de pelo menos dois a seis anos, para educar. A cadeia de óleo e gás, por exemplo, tem, desde 2005, um aumento crônico desse gap.

 

 

 

 

Resumo da semana

 

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Colaboraram: Bruna Borelli, Cristiano Zaia e Rosenildo Ferreira