26/05/2004 - 7:00
A lógica das empresas de plano de saúde é cruel: ao contrário do que diz o ditado popular, nesse setor o melhor é remediar do que prevenir. A Medial Saúde, a terceira maior do País, resolveu inverter a regra: vai investir para que seus usuários não fiquem doentes. Fica mais barato gastar com prevenção do que mais tarde com cirurgias, internações e idas ao pronto-socorro. Hoje na Medial apenas 20% dos pacientes ? a maioria doentes crônicos ? consomem 80% de tudo o que a companhia gasta. ?Investir em prevenção é a saída?, diz Irlau Machado, presidente da empresa. ?É o raciocínio lógico, mas nesse setor sempre se ganhou dinheiro com doença.?
Ex-executivo do mercado financeiro, Machado acaba de assumir o posto. E já traçou um plano. Daqui para frente, a Medial vai acompanhar de perto a rotina dos seus doentes crônicos, convidando-os para palestras, lembrando-os de fazer exames e até de tomar remédios. Para isso vai enviar cartas, dar telefonemas e está até montando um call center só de médicos e enfermeiras. A previsão é que os custos caiam 5% num primeiro momento. ?As empresas desse setor cresceram muito no Plano Real, mas estagnaram. Agora elas precisam reinventar o negócio?, diz Luis González, sócio da Vidalink, empresa especializada em gestão de saúde. E a prevenção tem se mostrado o caminho mais lógico.