10/10/2021 - 10:18
Estudo revelou que o medo do telemarketing é o principal motivo de 59% dos consumidores brasileiros não pretenderem compartilhar seus dados, diz estudo da NPS Prism, do ramo de seguros, em parceria com a Bain & Company.
Um a cada três brasileiros disseram que não pretendem compartilhar dados pelo receio de futuras ligações, telemarketing, segundo o mesmo estudo.
+ Compartilhamento de dados do open banking começa hoje
Outras razões também foram citadas nas entrevistas:
- 35% não querem deixar as instituições acessarem as suas informações financeiras;
- 34% não entendem que o procedimento de transmissão de dados é seguro.
Os diversos receios desses brasileiros, vistos como potenciais clientes, já se tornaram um desafio para as instituições financeiras que buscam ampliar os próprios sistemas de Open Banking e programas derivados.
Como alternativa aos problemas, a pesquisa também apontou que possuir um relacionamento duradouro com o cliente é uma alternativa para estimular o compartilhamento de dados. No caso, 22% dos entrevistados consideram o relacionamento satisfatório e longo um critério relevante para o compartilhamento.
Já entre os que responderam de maneira positiva para o compartilhamento de dados, 41% do entrevistados, três fatores se destacaram:
- A reputação da empresa, com 59%;
- A transparência sobre utilização dos dados, com 57%;
- A qualidade de atendimento ao clientes, com 43%.