Estudo revelou que o medo do telemarketing é o principal motivo de  59% dos consumidores brasileiros não pretenderem compartilhar seus dados, diz estudo da NPS Prism, do ramo de seguros, em parceria com a Bain & Company.

Um a cada três brasileiros disseram que não pretendem compartilhar dados pelo receio de futuras ligações, telemarketing, segundo o mesmo estudo. 

+ Compartilhamento de dados do open banking começa hoje

Outras razões também foram citadas nas entrevistas: 

  • 35% não querem deixar as instituições acessarem as suas informações financeiras;
  • 34% não entendem que o procedimento de transmissão de dados é seguro. 

Os diversos receios desses brasileiros, vistos como potenciais clientes, já se tornaram um desafio para as instituições financeiras que buscam ampliar os próprios sistemas de Open Banking e programas derivados. 

Como alternativa aos problemas, a pesquisa também apontou que possuir um relacionamento duradouro com o cliente é uma alternativa para estimular o compartilhamento de dados. No caso, 22% dos entrevistados consideram o relacionamento satisfatório e longo um critério relevante para o compartilhamento. 

Já entre os que responderam de maneira positiva para o compartilhamento de dados, 41% do entrevistados, três fatores se destacaram:

  • A reputação da empresa, com 59%;
  • A transparência sobre utilização dos dados, com 57%
  • A qualidade de atendimento ao clientes, com 43%