Profissionais cadastrados como Microempreendedor Individual (MEI) podem ter algumas vantagens na hora de fazer negócios. Comprar um carro com desconto é uma delas.

Embora seja um benefício pouco conhecido entre os profissionais da categoria, muitas montadoras oferecem descontos que vão de 2,5 a 30% na venda de carros novos, graças à isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da venda direta.

Carreira: Exercício para músculos pode ajudar a produzir novos neurônios

O valor exato do desconto depende da fabricante do veículo 0km escolhido. Além disso, a quantidade de carros adquirida pelo empreendedor também podem variar e implicar em um benefício mais atraente.

Como comprar um carro com desconto sendo MEI?

Para conseguir fazer a compra, é preciso apresentar documentos pessoais e outros que comprovem a situação regular da empresa e categoria, como o Certificado de Microempreendedor Individual, além do cartão CNPJ.

Regras da compra

Mas antes de adquirir o carro usando os benefícios do MEI, é importante saber que há algumas informações adicionais e estar de acordo com elas. 

A primeira delas diz respeito ao prazo de entrega do automóvel, que pode ser de 10 dias a dois meses, a depender da disponibilidade do modelo. Além disso, algumas montadoras podem diminuir o prazo de garantia, já que teoricamente a quilometragem será maior para esse veículo.

Outro ponto importante é que o carro não pode ultrapassar o valor da receita bruta anual do MEI, ou seja, R$ 81 mil atualmente. 

Caso haja interesse em revenda, esta não poderá ser feita nos primeiros 12 meses após a aquisição, segundo o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Caso isso aconteça, o ICMS do qual teve isenção deverá ser devolvido pelo empresário.

Por fim, o veículo estará vinculado ao CNPJ da empresa, o que significa que se o empreendedor não quitar a dívida, firma e empresário ficarão negativados.