21/06/2017 - 16:33
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira, 21, em seu perfil no Twitter que o Congresso Nacional está analisando a Medida Provisória 775, que abre espaço para a diminuição do custo de crédito para pequenas e médias empresas (PMEs). “Esta MP permitirá maior controle sobre o registro de todos os ativos usados como garantia na concessão de crédito pelos bancos”, disse o ministro.
Na exposição de motivos da MP, o governo destacou que as PMEs em geral apresentam fluxo de caixa irregular, poucas garantias e menor transparência das informações. Por isso, elas acabam optando por linhas de crédito lastreadas em recebíveis, inclusive duplicatas mercantis.
“O registro nacional e centralizado desses ativos, como as duplicatas, dá maior segurança nas operações e deve reduzir juros dos empréstimos”, disse hoje Meirelles no Twitter.
Segundo o ministro, a aplicação da medida vai melhorar a posição do Brasil na classificação global do Banco Mundial sobre facilidade de produzir no País.