A revista Time elege anualmente as melhores invenções do mundo. No ranking divulgado nesta segunda-feira (15), a revista incluiu as vacinas contra a Covid-19, o foguete New Shepard da empresa de turismo espacial Space X, de Jeff Bezos, e o celular com tela dobrável Galaxy Z Flip.

A curadoria leva em consideração os lançamentos que causam impacto em relação à originidalidade, criatividade, eficácia, ambição e impacto.

+ Os melhores lançamentos da Netflix para se divertir no feriadão
+ Honda confirma lançamento da nova geração City; veja o vídeo

Confira algumas das melhores invenções de 2021 de acordo com algumas das categorias:

Acessibilidade
Desenvolvido para pessoas com deficiência visual e com dificuldades de leitura, o que inclui dislexia, o OrCam Read possui uma câmera e inteligência artificial para ler qualquer texto em voz alta. Basta focar o laser no texto, sob qualquer superfície, para ouvir, em diversas línguas, o texto.

Inteligência Artificial
A Caption Health desenvolveu um software que funciona como uma nova geração de ultrassom do coração que é portátil e orienta técnicos a capturarem a melhor imagem para ser avaliada por um médico. A invenção é voltada a países pobres que possuem pouco acesso a equipamentos médicos modernos e equipe treinada para utilizá-los.

Aplicativos e Softwares
Criado por um ex-funcionário do Google, o Neeva oferece um serviço de buscador de internet, mas sem qualquer publicidade nem compartilhamento de dados. Disponível para download desde junho, o aplicativo pode ser utilizado a partir de U$ 4,95 por mês – os três primeiros meses são gratuitos.

Realidade Aumentada e Virtual
O novo Google Maps Live View utiliza realidade aumentada para fornecer instruções ao destino desejado. A atualização tecnológica é que o serviço agora efetivamente alinha o mapa exibido na tela do celular com o mundo real. O dispositivo está disponível para uso apenas nos Estados Unidos, por enquanto.

Beleza
A Holly Thaggard criou uma fórmula que adiciona vitamina C a protetores solares, o que requer uma difícil estabilização de PH. O produto é vendido nos Estados Unidos por U$ 46.

Eletrônicos
A Framework desenvolveu um notebook que permite seu próprio reparo e a troca por peças mais avançadas tecnologicamente. Vendido entre U$ 749 e U$ 999, o objeto causa impacto ambiental positivo porque permite que as máquinas sejam utilizadas por mais tempo, em vez de o consumidor não precisa comprar um novo.

Educação
A Sphero indi ensina programação de forma didática e lúdica a crianças a partir de quatro anos. A invenção custa U$ 124,99 e conta com um tabuleiro semelhante ao de um quebra-cabeças.