O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) da Filadélfia, Patrick Harker, afirmou que está otimista de que a taxa básica de juros pode cair no longo prazo e que a inflação continuará em um caminho descendente, em discurso preparado para uma conferência da Universidade de Bahamas, nesta segunda-feira. No entanto, apesar das previsões positivas, o dirigente acredita que ainda existem “muitas incertezas” no cenário.

“Continuaremos dependentes de dados, buscando as condições subjacentes e tomando decisões com base em nossa melhor avaliação das perspectivas e riscos”, disse ele, ao citar que a política monetária está restritiva, embora menos do que o registrado há cerca de cinco meses.

Para Harker, o atual posicionamento do Fed levará a inflação para a meta de 2% nos próximos dois anos, se as condições evoluírem conforme espero. “A inflação ainda está elevada e a missão ainda não foi cumprida”, ressalta.

Na avaliação dele, o mercado de trabalho retornou “amplamente” ao equilíbrio, a taxa de desemprego continua baixa e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) americano continua em ritmo similar a 2024, “provando que a economia americana é mais resiliente do que mostravam certas previsões”.