03/05/2022 - 23:46
Uma criança morreu diagnosticada com raiva humana na última sexta-feira (29), segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (2). É a terceira morte causada pela doença em Minas Gerais no período de apenas um mês. A Secretaria de Estadual de Saúde investiga um outro caso suspeito.
+ Covid-19: testes em farmácias sobem 82% em uma semana no país
A menina indígena, de 12 anos, diagnosticada com a raiva humana, não resistiu à doença. Ela estava internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital João Paulo II, no Centro de Belo Horizonte, desde o início do mês de abril.
O caso da adolescente foi notificado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) no dia 5 de abril, quando ela fez os exames para diagnóstico da raiva. O resultado foi divulgado no dia 19 de abril, confirmando a doença. A menina foi a segunda paciente em Minas Gerais diagnosticada com a raiva humana nos últimos 10 anos.
A raiva humana é transmitida por mordida, lambida ou arranhão de animais infectados, como cães e morcegos. Minas não registrava morte por raiva humana desde 2012. O último caso tinha acontecido em Rio Casca, na Zona da Mata.