Quando Isabella Payne voltar para a escola em setembro, ela terá a melhor história “o que eu fiz nas minhas férias” para contar. Em um conto de “lugar certo, hora certa”, a menina de 8 anos de Kent, no sudeste da Inglaterra, conversou com o astronauta americano Kjell Lindgren a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) usando o rádio amador de seu pai.

Em 2 de agosto, Isabella tinha acabado de cair no sono quando seu pai a acordou, arrastou-a para o rádio e enfiou um microfone em seu rosto.

+ Novo foguete da NASA já está posicionado para decolagem à Lua em 12 dias

“Eu estava tipo ‘Por que você está fazendo isso comigo? Eu preciso do meu sono de beleza'”, disse Isabella. Do colo de seu pai, ela disse a Lindgren seu nome e idade. “Sua voz mudou instantaneamente de normal para alegre”, disse ela. “Você podia ouvir o sorriso dele.”

“Fiquei exultante quando ouvi a voz dele”, acrescentou. “Eu pensei que era um sonho.” Após a conversa, Lindgren disse aos seguidores no Twitter sobre isso, dizendo que seu bate-papo com Isabella pode ser seu “contato favorito até agora”.

O pai de Isabella, Matthew Payne, 42, disse que tem uma licença de rádio amador há 22 anos. Ele disse que as conversas com os astronautas são curtas, com uma breve menção ao seu indicativo de chamada – cada pessoa com uma licença é alocada por agências oficiais – para dizer quem você é, seu nome e um rápido agradecimento e adeus.

“Eles estão apenas no céu acima de nós por 10 a 15 minutos e queremos que o maior número possível de pessoas aqui embaixo tenha esse tipo de experiência”, explicou Payne.

Ele disse que a ISS tem uma estação de rádio amadora a bordo que é usada pelos astronautas para fazer contato com as escolas enquanto estão em órbita. Ocasionalmente, durante o tempo de inatividade, eles também “chamam” para qualquer operador de rádio amador na Terra.

“Eu ouvi através das comunidades que faço parte que ele (Lindgren) estava usando o rádio, então ouvimos por algumas semanas… e uma noite eu o ouvi ligar”, contou Payne.

Pai e filha são fãs do espaço e do rádio, disse Payne, acrescentando que Isabella estava sentada no colo dele desde bebê, assistindo “todos os lançamentos, todos os eventos da estação espacial, todas as caminhadas espaciais” juntos.

Em abril de 2016, Payne ajudou alunos de uma escola local a falar com o astronauta britânico Tim Peake enquanto ele estava a bordo da ISS. Na época, Isabella tinha apenas 2 anos e estava em sua posição habitual em seu joelho.

Desde sua noite inesquecível este mês, Isabella conversou com organizações de mídia e até teve correspondência por e-mail com a NASA – tudo isso é uma boa preparação para sua ambição de longo prazo de se tornar uma especialista em comunicação para a agência espacial.

“Quero falar com os astronautas e dizer, por exemplo: ‘Bom dia, Sam. Tudo ainda está flutuando lá em cima como deveria?'”