Com apenas 5 anos de idade, Theo Costa Ribeiro é o mais novo membro do Mensa Internacional, uma sociedade seleta voltada para a associação de pessoas com QI acima da média, o que eles consideram que sejam cerca de 2% da população. O garoto é considerado o brasileiro mais jovem a fazer parte da comunidade.

Para fazer parte, é preciso passar por rigorosos testes de inteligência em diversas áreas. O menino fez uma bateria de exames e obteve 146 pontos e marcou 99,8 de percentil no teste que realizou, o que o classifica, conforme a métrica usada pela entidade, como “gênio”.

+ OMS monitora casos de hepatite aguda de origem desconhecida em crianças do Reino Unido

Foi atestado que Theo teria a capacidade intelectual de uma pessoa de 15 anos. Antes dele, Gustavo Saldanha, de 8 anos, ocupava o posto de brasileiro mais novo aprovado pela organização. Ele chegou a 140 pontos e percentil de 99,6.

Com a certificação em mãos, a família analisa as possibilidades educacionais da criança. Ygor Ribeiro, o pai do menino, conta que ele foi adiantado um ano no colégio e cursa o segundo do ensino fundamental.

“Existia a possibilidade de adiantar mais que um ano, mas optamos por ir aos poucos, pois o emocional é importante também. O Theo foi muito bem e não nos surpreendeu em ter feito amizade rapidamente com os novos colegas”, disse.