20/12/2013 - 21:00
Que tal receber uma Lamborghini Aventador, de R$ 3 milhões, das mãos de um famoso piloto de F1, no Autódromo de Interlagos? Ou, quem sabe, ouvir os cumprimentos de seu ator favorito, durante um requintado almoço de inauguração de seu primeiro iate? Experiências como essas, que mais se parecem com as que recheiam os roteiros de filmes de Hollywood, são possíveis graças aos consultores de luxo, profissionais que surgiram no mercado com a missão de facilitar a vida dos novos endinheirados. No Brasil, já existem profissionais dedicados a orientar esse povo abonado. O publicitário curitibano Bruno Pamplona, criador da consultoria The Royal Group, é um deles.
Cedric Reversade (à esq.) e Paul Maxime Koskas: proprietários da inglesa
Unique Properties & Events, planejam festas para milionários
brasileiros na Europa
Com uma carteira de 220 clientes, Pamplona tem atuado em todo o País, dando apoio nas tomadas de decisões de empresários, celebridades e políticos. A forte demanda por esse tipo de coaching motivou a empresa, com sede em Curitiba, a investir R$ 1,5 milhão para a abertura de uma filial na cidade catarinense de Balneário Camboriú, neste ano. “Nosso público não deseja apenas comprar um produto, mas quer viver toda a experiência que um produto pode oferecer”, afirma Pamplona, que deixou a propaganda para se dedicar ao negócio. O potencial desse mercado é apreciável. Pelos cálculos do relatório Global Wealth Report, elaborado pelo banco Credit Suisse, o Brasil possui atualmente 221 mil milionários.
Até 2018, esse número deve saltar para 407 mil, quase o dobro do atual. Pamplona, por sua vez, constrói sua própria fortuna ao auxiliar esses novos-ricos, que, muitas vezes, preferem gastar um pouco a mais e, em troca, ter alguém experiente no assunto para ajudá-los na aquisição de aeronaves, barcos e imóveis, além da importação de automóveis. “Cobro de R$ 90 a R$ 250 por hora trabalhada, e ganho comissão de até 6% do valor do bem de consumo”, diz. “Não trabalho com margem de erro. Apresento para meus clientes apenas o que tenho certeza de que eles vão gostar.”
Para alcançar excelência de serviço, Pamplona conta com uma equipe que pesquisa os gostos e as rotinas de seus clientes e até conversa com sócios e familiares deles para traçar o perfil dos futuros compradores. Ele intitula seu trabalho de “coaching de luxo” e diz que, apesar de ser especializado em bens de consumo de alto valor, ajuda seus clientes até na compra de relógios de preço mais módico. “Nesse caso, eu nem cobro, encaro como um investimento”, afirma o consultor, que atende executivos de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. “É essencial mimá-los, oferecer experiências inesquecíveis e nunca dizer não.”
Tendência: o executivo Bruno Pamplona, da consultoria de luxo The Royal Group,
auxilia abonados na compra de barcos, aeronaves e imóveis de alto padrão
Quem também está atento a esse mercado é o mato-grossense Airys Kury. Diretor do restaurante paulistano Chez Airys – onde só é possível jantar por indicação dos frequentadores – e com passagens por casas do grupo Fasano e do chef Laurent Suaudeau, o empreendedor acredita na máxima “não basta ser rico, é preciso ter conteúdo”. Com experiência em planejamento estratégico e muitos amigos influentes, que vão de artistas plásticos a celebridades, Kury teve a ideia de montar um curso para incrementar o nível cultural da faixa de gente que fez fortuna, mas deixa a desejar no quesito refinamento.
“Quem me procura geralmente são senhoras muito ricas e ligadas em consumo”, diz ele. “Imagine uma mulher do interior de São Paulo que já foi várias vezes a Paris, mas nunca entrou no Louvre: esse é o meu público.” Os cursos ministrados por Kury são customizados de acordo com a necessidade de dar uma polida na imagem de cada cliente, duram até um ano e meio e chegam a R$ 300 mil. Podem incluir desde aulas de história, artes plásticas e fonética até dicas de moda e etiqueta. Mas não é o empresário quem dá as tais aulas de conteúdo. “Eu sou um articulador e funciono como ponte entre a necessidade de meu cliente e especialistas de cada tema”, afirma.
Para ensinar sobre moda, por exemplo, ele chama a editora de uma revista feminina. Já para falar sobre história da arte, Kury contrata professores de instituições de ensino renomadas. “Muitas vezes, fazemos um intensivo de dias e levamos esses profissionais para a casa de praia da cliente”, afirma. “Tem até lição de casa.” O curso, que já foi ministrado oito vezes desde a sua inauguração em 2011, vem com uma cláusula de confidencialidade, para que a identidade de suas alunas não seja divulgada de maneira alguma. “Elas não gostam de ser vistas como pessoas sem cultura.”
Visão de mercado: o empresário Airys Kury montou um curso
de até 18 meses que incrementa o nível cultural dos clientes
FACILIDADE Ao contrário dos outros consultores de luxo, a britânica Unique Properties & Events não foca somente nos novos-ricos sem pedigree. Com o intuito de ajudar os abonados no planejamento de eventos na Europa, a empresa monta desde festa de família à beira da piscina de um château até um luxuoso casamento no canal de Veneza. “O Brasil e o México, juntos, representam 25% do nosso faturamento”, diz Cedric Reversade, dono do Unique, tocada a quatro mãos com o sócio Paul Maxime Koskas. “Já atendemos mais de 20 clientes brasileiros e buscamos crescer ainda mais no País.”
Os eventos, segundo ele, contam com as melhores propriedades das regiões, com chefes renomados na alta gastronomia, como o francês Alain Ducasse, e convites feitos à mão por seus artesãos. Reversade lembra de um cliente brasileiro que fez um evento de três dias na ilha de Capri, na Itália, para amigos e familiares. “O projeto saiu por € 300 mil e teve até a presença de um DJ europeu.” A comissão da empresa é de 15% a 20% do valor do projeto. Embora o Brasil e seus milionários estejam na mira da Unique Properties & Events, a festa mais cara realizada por eles foi a de um cliente libanês. “Foram cinco dias de confraternização em Veneza e o teatro La Fenice foi fechado só para eles”, diz. O preço? “Cerca de € 2,2 milhões.”