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Se Luis XVI (1754-1793), rei que acabou decapitado na Revolução Francesa, vivesse hoje, poderíamos ter uma ideia do que seriam seus pratos favoritos.

Notadamente comilão e com uma queda pelo luxo, o rei, provavelmente, se interessaria por uma torta cujo ingrediente principal é um dos vinhos mais caros do mundo, um sanduíche com a melhor carne do Japão, ou mesmo um omelete e um sorvete que custam US$ 1 mil.

Todos esses pratos, de fato, existem e há quem pague uma pequena fortuna para degustá-los. Diante desse delírio gastronômico, digno de abocanhar as carteiras de gourmets mundo afora, cabe uma indagação: o que esses pratos têm de especial? Na torta de carne que o restaurante Fence Gate Inn, de Lancashire, na Inglaterra oferece, por exemplo, são usadas duas garrafas de Château Mouton Rothschild, um dos vinhos mais prestigiados no mundo.

Cada pedaço sai por mais de mil libras, o equivalente a US$ 1,6 mil. Em Las Vegas, o chef Hubert Keller, do restaurante Fleur de Lys, faz um hambúrguer de kobe beef, carne conhecida por ser uma das mais macias do mundo. Batizado de FleurBurger, ele sai pela bagatela de US$ 5 mil. “O que leva alguém a pedir um prato como esse é a vontade de ser exclusivo, de viver uma experiência que outras pessoas não podem”, explica a psicóloga Luciane Gerodetti.

Uma vontade que beira a exibição. E vale tudo no jogo da extravagância gastronômica. Até mesmo salpicar pratos com ouro. Por US$ 1 mil, a sorveteria nova-iorquina Serendipity serve o Golden Opulence, um sorvete de baunilha com caviar dessalgado e ainda 23 quilates de folhas de ouro. “Tudo isso está mais para marketing do que para alta gastronomia”, diz Roberto Jardim, consultor gastronômico.

Isso porque ele talvez não tenha visto uma sobremesa servida no resort Fortress in Galle, no Sri Lanka, que sai por US$ 14,5 mil. Preparada com creme irlandês, compota de manga e romã, a surpresa está em uma pedra de água- marinha que acompanha o prato. Ninguém vai comer a pedra, mas ela pode ser a lembrança de uma ocasião memorável: o dia em que a sobremesa custou mais que a diária do hotel.