12/06/2023 - 16:29
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse nesta segunda-feira, 12, ao participar de eventos com empresários da indústria paulista, que a política industrial está em discussão acelerada no governo.
Durante participação em seminário na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Mercadante disse que o banco público tem de pensar a longo prazo e defendeu mais uma vez a complementariedade da atuação do banco aos investimentos privados.
O presidente do banco de fomento ponderou, porém, que o BNDES teve de se antecipar e entrar em projetos de infraestrutura por falta de outras fontes de financiamento.
Entre as medidas cobradas pela indústria para fortalecer a capacidade de empréstimos do banco, Mercadante voltou a defender hoje o adiamento dos pagamentos da dívida do BNDES com o Tesouro. Nesse ponto, frisou que o banco já pagou R$ 270 bilhões a mais do que recebeu de subsídios em seis anos. “Pagar mais R$ 23 bilhões neste ano? Queremos parcelar”, disse.