23/11/2022 - 9:09
O Mercado Bitcoin (MB), maior plataforma de ativos digitais da América Latina, apresenta para o mercado o staking – forma de obter recompensas em cripto das redes de blockchain em troca de alocar os tokens no processo de validação das transações e aumentar a segurança das redes – com suporte ao criptoativo Ethereum (ETH).
A nova modalidade é uma oportunidade para os investidores acumularem ganhos em criptomoedas durante o inverno cripto. O Staking está disponível de forma acessível para quem já investe em Ethereum, sendo possível começar a partir de R$10. Com retorno de até 7% ao ano, as recompensas são distribuídas diariamente e todo o processo, da contratação ao acompanhamento do produto, é feito via plataforma web do MB.
O que é e como funciona o Staking de Ethereum (ETH)?
Ao decidir contribuir para as validações das transações e aumentar a segurança da rede, o portador dos tokens disponibiliza os ativos para staking e recebe recompensas para fortalecer o seu funcionamento. “É uma possibilidade de o investidor acumular ganhos em criptomoedas de maneira descomplicada, sem precisar entender a fundo a tecnologia. Com um investimento muito baixo, ele disponibiliza seus ETHs para rede e ganha recompensas diariamente”, afirma Lucas Pinsdorf, responsável pela área de desenvolvimento de novos negócios do Mercado Bitcoin.
Segundo Pinsdorf, o MB está reforçando seu posicionamento e liderança no setor enquanto expande seu portfólio para novas verticais. “O staking vem se solidificando no ecossistema de criptoativos como uma alternativa para exponencializar ganhos no longo prazo, ao mesmo tempo em que contribui para a segurança das redes descentralizadas. Nesse contexto, buscamos instruir e oferecer uma nova porta de entrada para investidores que acreditam no potencial de recuperação e crescimento do setor”.
Pinsdorf aponta ainda que o objetivo é expandir o potencial de ganho dos clientes, que passam a receber as taxas que antes eram direcionadas para o minerador. “Os valores correspondem ao crescimento da oferta de Ether, emitidos como parte do mecanismo de segurança da rede”.
Para conhecer o Staking de Ethereum do MB (clique aqui)
Atualização
A nova modalidade de investimento chega ao MB pouco tempo após a realização de uma atualização no blockchain da rede Ethereum, ocorrida em 15 de setembro, e que ficou conhecida como The Merge. Esse processo alterou o mecanismo de consenso da Ethereum, que era baseado em prova de trabalho (PoW: proof-of-work) e passou a ser prova de participação (PoS: proof-of-stake).
Com isso, o blockchain da Ethereum se tornou mais “verde”, por conta da diminuição do uso de energia para validar as transações, o que fez com que as projeções para o aumento de sua rentabilidade subissem significativamente. Outro ganho considerável para a rede é a capacidade de validação de novos blocos, que aumentou em velocidade e escala. Projeções apontam que, após quatro novas atualizações que estão por vir, o ativo digital pode subir mais de 2.000%.
Por conta da característica da rede, os ETHs em staking ficarão sem a possibilidade de resgate, até a atualização Shangai, que tem previsão de término entre março e setembro de 2023.
Próximos passos
O staking é o primeiro produto de uma série que foca na obtenção de recompensas com criptoativos, entregando ainda mais valor para os clientes do MB. De acordo com Pinsdorf, a expectativa é de que o MB tenha mais quatro novos produtos nessa linha nos próximos meses. “Em um futuro próximo, o MB continuará expandindo sua oferta de staking para outros protocolos que já totalizam mais de US$ 290 bilhões, elevando o potencial de retorno para outros ativos além do Ether”, conclui