Os planos do grupo japonês Sompo de integrar a operação das seguradoras Yasuda e Marítima podem trazer frutos para as duas companhias, devido à sinergia entre as carteiras de clientes e de corretores. As marcas, no entanto, devem permanecer separadas. Com isso, os clientes corporativos ficarão a cargo da Yasuda, enquanto os de varejo, da Marítima. ?Teremos ganho de escala, mas não contamos com o fim da integração até 2015?, afirma Edson Almeida, gestor da Unidade de Automóveis da Yasuda Seguros. Recentemente, o grupo anunciou um aporte de R$ 400 milhões nas duas seguradoras, no Brasil.

Mesmo ainda sem contar com clientes vindos da empresa-irmã, o crescimento do segmento de seguros de auto frotas, na Yasuda, foi de 32%, ficando acima da média do mercado, de 22%, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Atualmente, essa área, que tem 86 mil veículos segurados, representa cerca de 50% da arrecadação dos ramos de seguros de automóveis da seguradora e tem como clientes indústrias farmacêuticas, bancos e montadoras. Mesmo com esse salto, a sinistralidade se manteve estável. 

?O crescimento está relacionado ao aquecimento da economia?, afirma Almeida. Para o ano que vem, a expectativa é que a área cresça algo entre 27% e 30%, segundo o executivo. ?Não somos especialistas em carga pesada, mas estudamos entrar nesse segmento, por causa da demanda, principalmente, do agronegócio e da construção civil. Estamos de olho nas obras de infraestrutura.?

Atualmente, a Yasuda tem 3 mil corretores e tem investido no gerenciamento de risco. ?A ideia é que, em 2014, tenhamos um enfoque no sentido de estar mais próximo ao cliente e minimizar o risco.?