13/11/2025 - 7:00
Mais de um terço dos consumidores do mercado de luxo no Brasil, formado por 7,5 milhões de pessoas, ganham até R$ 8 mil. De acordo com um levantamento da Serasa Experian, feito por meio da plataforma de inteligência de dados “Insights Hub”, 8,2% desse público tem renda mensal até R$ 2 mil, outros 10,4% entre R$ 4 e R$ 6 mil e 7,6% entre R$ 6mil e R$ 8 mil mensais, totalizando 35,7% do grupo.
+ Quem pode ter e o que oferece novo cartão da Mastercard mais exclusivo que o Black
Já 6,9% têm renda mensal entre R$ 8 mil e R$ 10 mil e 57,3% acima de R$ 10 mil mensais.
Perfil de renda
- Até R$ 2 mil mensais – 8,2%
- R$ 2 mil a R$ 4 mil mensais – 10,4%
- R$ 4 mil a R$ 6 mil mensais – 9,5%
- R$ 6 mil a R$ 8 mil mensais – 7,6%
- R$ 8 mil a 10 mil mensais – 6.9%
- Acima de R$ 10 mil mensais – 57,3%
O levantamento, divulgado com exclusividade para IstoÉ Dinheiro, apontou ainda que 94,2% desses consumidores tem pontualidade superior a 75% nos pagamentos. Ou seja, grande parte desse público de consumo de luxo costuma manter seus pagamentos em dia.
O uso de cartões de crédito de categoria premium é majoritário entre esses consumidores (66%), muitos dos quais são usuários frequentes (76%), indicando alto poder de compra e regularidade nas transações.
Consumidores premium
Do grupo de 7,5 milhões de consumidores que a Serasa identifica como propensão ao consumo de luxo, ou de clientes premium, a maior parte (56%) é formada por homens, a metade tem mais de 49 anos, quase metade (49%) tem sociedade em empresas, 64% são investidores e 60% deles estão concentrados no Sudeste, sendo 39% no estado de São Paulo, sendo 18% na capital paulista, com destaque para os bairros Vila Mariana, Perdizes e Pinheiros. Campinas (SP) é a 2ª cidade com maior concentração desse público.
Na sequência regional, o Sul reúne 16% dos consumidores premium, e o Nordeste completa o top 3 com 12%.

O perfil premium se destaca também pelos hábitos de viagem (62%). Quase 90% resgatam milhas, e 6 a cada 10 são classificados como viajantes, o que reforça o vínculo com o universo de experiências exclusivas.
É um público altamente conectado, que utiliza a tecnologia e o crédito como ferramentas de conveniência e diferenciação, conforme o estudo.
Resumo do Consumidor Premium
- Tamanho do Grupo: 7,5 milhões de brasileiros
- Gênero: 56% são homens
- Renda: 57% têm renda superior a R$ 10 mil mensais
- Idade: Metade (cerca de 50%) tem mais de 49 anos
- Status Profissional: 49% são sócios de empresas
- Distribuição Geográfica: 60% no Sudeste; 39% no estado de São Paulo, sendo 18% na capital
