O mercado financeiro reduziu suas expectativas para a inflação em 2025 e 2026, e cortou a perspectiva para a taxa básica de juros Selic no ano que vem, de acordo com a pesquisa Focus do Banco Central (BC), divulgada nesta segunda-feira, 15.

A pesquisa apontou que a expectativa para a alta do IPCA este ano caiu a 4,36%, de 4,40%. Já para 2026 a estimativa passou a 4,10%, de 4,16%.

+ Por que mercado já não espera corte na Selic em janeiro mesmo com a inflação em queda

O centro da meta oficial para a inflação é de 3%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. A inflação no acumulado em 12 meses até novembro ficou em 4,46%. Com isso, o IPCA deverá voltar a fechar o ano dentro da meta e registrar a menor taxa em 6 anos.

Depois de o BC ter mantido a Selic em 15% em sua última reunião do ano, na semana passada, o Focus mostrou que os economistas seguem apostando em nova manutenção em janeiro. Mas eles passaram a ver a taxa ao final de 2026 em 12,13% na mediana das projeções, depois de terem elevado a estimativa na pesquisa anterior para 12,25%.

Projeções atualizadas da pesquisa Focus do Banco Central

A ata do Copom será divulgada nesta terça-feira, 16, e pode trazer mais indicações sobre a trajetória futura da política monetária, depois de o BC ter reforçado que a manutenção desse nível por período bastante prolongado é a estratégia adequada para levar a inflação à meta, sem sinalizar quando poderá iniciar um ciclo de cortes nos juros.

PIB e dólar

Para o Produto Interno Bruto (PIB), as estimativas de crescimento permaneceram em 2,25% e 1,80% respectivamente neste ano e no próximo.

Para o câmbio, o mercado manteve as projeções de dólar a R$ 5,40 ao fim de 2025 e a R$ 5,50 ao fim de 2026.

+ Déficit primário de 2025 segue em 0,50% do PIB; 2026 continua em 0,60% do PIB

Com informações da Reuters