27/10/2025 - 13:33
O Mercado Livre anunciou nesta segunda-feira, 27, que vai investir R$ 100 milhões em cupons de desconto para eventos promocionais de novembro, que incluem a data da Black Friday, no final do mês.
O anúncio veio uma semana depois que a rival asiática Shopee anunciou que vai conceder R$ 36 milhões em cupons de desconto em novembro. A Casas Bahia também anunciou recentemente cerca de R$ 1,2 bilhão em crédito em novembro.
“Cupom é investimento de marketing e um driver importante de decisão de compra”, afirmou Tulio Landin, diretor sênior de marketplace do Mercado Livre em apresentação a jornalistas. O valor em cupons, segundo a empresa, representa um crescimento de 150% sobre o mesmo período do ano passado.
Assim como em datas semelhantes de meses passados, o Mercado Livre inclui no período promocional de novembro a data de 11 de novembro, que também vem sendo explorada pelos rivais asiáticos.
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A Black Friday de 2024 movimentou no Brasil R$ 9,3 bilhões, um crescimento de 10,5% sobre um ano antes, segundo dados da empresa de pesquisa de mercado Neotrust, citados pela plataforma de comércio eletrônico em apresentação a jornalistas.
A companhia anunciou que tem 20 mil vagas de trabalho no Brasil, das quais 15 mil permanentes e o restante temporárias. A expectativa do Mercado Livre é encerrar 2025 com 55 mil trabalhadores no país, um aumento ante a previsão de 50 mil feita no início do ano e cerca de 50% acima do número de postos de trabalho ocupados no final de 2024.
O período dos cupons do Mercado Livre, afirmou a empresa, vai desta segunda-feira até 1 de dezembro, conhecida como “Cyber Monday”.
Visibilidade no Mercado Livre
Questionado sobre comunicações enviadas aos vendedores nos últimos dias acerca de redução de visualização dos produtos deles no Mercado Livre se os preços oferecidos em outros marketplaces forem menores que na plataforma, Landin mencionou que não se trata de “ameaça ou proibição”.
“Queremos ter os melhores preços para cada item no Mercado Livre….Preço é extremamente importante”, disse o executivo. “Não estamos ameaçando ninguém ou pedindo exclusividade ou proibindo os vendedores de terem produtos anunciados em outro marketplace, o que estamos fazendo é incentivos de visibilidade para quem tem os melhores preços”, acrescentou.
