SÃO PAULO (Reuters) – O Mercado Livre informou nesta quinta-feira que seu lucro líquido mais que dobrou no segundo trimestre ante um ano antes, superando as estimativas de analistas, com destaque para a operação brasileira.

A gigante do comércio eletrônico, que atua em 18 países e detém o Mercado Pago, apurou lucro líquido de 531 milhões de dólares no trimestre encerrado em junho, acima da previsão média de 432 milhões de dólares apurada pela LSEG junto a analistas.

O Mercado Livre reportou receita de 5,1 bilhões de dólares, 42% acima de um ano antes e superior às expectativas de analistas, de 4,68 bilhões de dólares.

As vendas totais no conceito GMV subiram 20% ano a ano, impulsionadas por um salto de 36% no Brasil, principal mercado da empresa.

“Continuamos ganhando participação de mercado no Brasil”, afirmou o CFO, Martin de los Santos, à Reuters.

Ele disse que os avanços foram impulsionados principalmente por maior consumo online, além dos investimentos da companhia para melhorar a experiência do consumidor, que também colocou o Mercado Livre em posição para capturar participação de mercado de outros concorrentes locais.

“Fizemos algumas decisões certas para capturar a oportunidade que a situação da Americanas gerou”, afirmou. A Americanas entrou em recuperação judicial no ano passado em meio a um escândalo contábil.

O executivo acrescentou que as vendas do Mercado Livre no México subiram acima do observado no restante do mercado, enquanto na Argentina os resultados vieram melhores, após um primeiro trimestre difícil.

O resultado operacional da companhia medido pelo lucro antes de juros e impostos (Ebit) ficou em 726 milhões de dólares no trimestre, 9% superior no comparativo anual e acima das expectativas de 669 milhões de dólares.

No entanto, a margem Ebit recuou 4,4 pontos percentuais ano a ano, para 14,3%, com o Mercado Livre citando impactos negativos das mudanças no balanço anunciadas mais cedo este ano, além da operação argentina e provisão para devedores duvidosos.

“Quando aceleramos o crescimento dos créditos, registramos as perdas antecipadamente” disse los Santos.

O portfólio de crédito do Mercado Livre alcançou 4,9 bilhões de dólares no trimestre, crescimento de 51% ano a ano.

Enquanto isso, a inadimplência acima de 90 dias caiu 6,6 pontos percentuais na base anual, para 18,5%, mas ficou acima do percentual de 17,9% registrado no primeiro trimestre.

(Por André Romani e Luciana Magalhães)