07/11/2024 - 18:02
Após a divulgação de seu balanço, o Mercado Livre perdeu US$ 15,48 bilhões em valor de mercado com a queda de 14,42% em suas ações, por volta das 11 horas no horário de Nova York, 13 horas no Brasil, nesta quinta-feira, 7. Com isso, seu valor de mercado saiu de US$ 107,3 bilhões – conforme fechamento do dia anterior – para US$ 91,8 bilhões.
A perda de US$ 15,48 bilhões, ou R$ 87,7 bilhões na cotação desta quinta, equivale a pouco mais do valor de mercado de uma empresa como a Eletrobras, hoje valendo R$ 84,7 bilhões, conforme dados do Valor Pro.
+ Mercado Livre supera Petrobras: veja top 10 da América Latina em valor de mercado
Apesar da queda, o Mercado Livre ainda é a maior empresa da América Latina, seguida pela Petrobras com US$ 82,64 bilhões, destaca Einar Rivero, sócio-fundador da consultoria Elos Ayta.
No pior momento do dia, as ações do Mercado Livre chegaram a US$ 1.760,01, refletindo um valor de mercado de US$ 89,2 bilhões — uma queda de US$ 18,1 bilhões. “Esse valor é ligeiramente superior ao valor de mercado do Banco Santander Brasil, a décima maior empresa brasileira por valor de mercado, que vale US$ 17,4 bilhões”, aponta Rivero.
Balanço
O Mercado Livre divulgou nesta quarta-feira avanço de 11% no lucro líquido do terceiro trimestre na comparação ano a ano, resultado abaixo do esperado pelo mercado, com custos de crédito e logística ofuscando uma expansão na receita.
O lucro líquido registrado foi de US$ 397 milhões nos três meses encerrados em setembro, contra expectativa média de analistas de lucro de US$ 542 milhões, segundo estimativas compiladas pela LSEG.
A empresa, operadora de um marketplace presente em cerca de 20 países, registrou receita líquida de US$ 5,3 bilhões, resultado 35% superior a um ano antes, em linha com o esperado.
+ Veja o ranking das maiores empresas da América Latina em valor de mercado
O volume de vendas (GMV) da companhia, que também é dona da fintech Mercado Pago, subiu 14% ano a ano, com as vendas em seu principal mercado, o Brasil, crescendo 34%, enquanto no México elas avançaram 27%.
O diretor financeiro do Mercado Livre, Martin de los Santos, disse à Reuters que a maior parte da pressão sobre o lucro no trimestre veio de investimentos da empresa para ampliar seu portfólio de cartões de crédito e logística de e-commerce.
“O que provavelmente aconteceu é que o mercado subestimou a quantidade de investimentos que estamos fazendo em cartão de crédito”, disse o executivo à Reuters, após ser questionado sobre o lucro abaixo do esperado.
O resultado operacional do Mercado Livre, medido pelo lucro antes de juros e impostos (Ebit), chegou a 557 milhões de dólares no trimestre, declínio de quase 30% ano a ano e também abaixo das expectativas dos analistas de 783 milhões de dólares. A margem Ebit chegou a 10,8%, de 18,2% um ano antes.
O portfólio de crédito do Mercado Pago atingiu 6 bilhões de dólares no trimestre, alta de 77% ano a ano, seu ritmo mais rápido de crescimento desde o primeiro trimestre de 2022.
As ações do Mercado Livre, negociadas nos Estados Unidos, recuavam 9,2% no pós-mercado norte-americano, a 1.922 dólares cada, na sequência da divulgação do resultado.