Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) – O Mercado Livre divulgou nesta quinta-feira um lucro líquido melhor do que o esperado para o quarto trimestre, quase quatro vezes acima do apurado no mesmo período de 2023, o que levou suas ações a subirem mais de 12% no pós-mercado.

A empresa, a maior da América Latina em valor de mercado, informou que seu lucro líquido entre outubro e dezembro chegou a US$639 milhões, aumento de 287% ano a ano e bem acima dos US$401,5 milhões esperados por analistas em pesquisa da LSEG.

O diretor financeiro do Mercado Livre, Martin de los Santos, disse à Reuters que os resultados refletiram menores custos de financiamento, melhor eficiência logística, especialmente no México, e menores perdas cambiais, principalmente na Argentina.

A receita líquida da empresa chegou a US$6,1 bilhões, 37% maior que um ano antes e acima das estimativas de US$5,9 bilhões, com o volume bruto de mercadorias (GMV) subindo 8% ano a ano, impulsionado pela alta de 32% na operação no Brasil, seu principal mercado, em base neutra de câmbio.

As ações do Mercado Livre, listadas em Nova York, saltavam quase 13% nas negociações pós-mercado, para cerca de US$2.380 cada, na esteira da divulgação dos resultados.

Em novembro, os papéis da gigante de comércio eletrônico caíram após a empresa registrar resultado abaixo do esperado no terceiro trimestre de 2024, com analistas citando maiores investimentos em logística e aumento de crédito.

“As margens de uma empresa que não segue uma linha reta às vezes são difíceis de prever de fora”, disse de los Santos nesta quinta-feira.

“Estamos tentando transmitir ao mercado que não hesitaremos em investir em oportunidades de crescimento”, disse. A administração da companhia acredita que isso permitirá diluição de custos fixos no longo prazo, mantendo-se rentável, completou.

O lucro antes de juros e impostos (EBIT) da empresa chegou a US$820 milhões no trimestre encerrado em dezembro, alta de 144% versus o mesmo período do ano anterior e também acima das expectativas dos analistas de US$612 milhões, em meio a uma base de comparação mais fraca, dado o impacto de impostos no quarto trimestre de 2023.

A carteira de crédito da empresa, que opera um marketplace em quase 20 países e é dona da fintech Mercado Pago, também seguiu crescendo, para US$6,6 bilhões, contra US$6 bilhões em setembro, enquanto a taxa de inadimplência acima de 90 dias caiu para 17,5% no período, de 17,9% anteriormente.

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