O casal Ana Sartori e Glauber Silva tinha um plano na cabeça em 2019: tirar um ano sabático para fazer uma viagem para a Europa. A trip, no entanto, não seria de avião ou de trem e nem envolveria hospedagens em hotéis: o casal transformou uma van em motorhome. 

Os planos acabaram sendo frustrados pela pandemia de Covid-19, mas significou uma virada para o engenheiro e a médica. Todo o processo de transformação do carro em casa foi registrado e publicado nas redes sociais, gerando curiosidade nos seguidores. Após isso eles revolveram transformar o hobby em profissão e fundaram a UP Motorhomes. 

“A gente tinha acabado de sair dos nossos empregos e tudo que a gente não queria era uma nova dor de cabeça, mas a impossibilidade de viajar e o sucesso dos vídeos fez com que a gente pegasse gosto pela fabricação dos motorhomes”, explicou Glauber. 

Desde sua criação, UP Motorhomes produziu 15 motorhomes sob medida e planeja dobrar esse número até o fim de 2026, chegando a um faturamento anual de R$ 5,5 milhões. A empresa monta os veículos em uma fábrica na cidade mineira de Ubá. 

Como fazer um motorhome?

Glauber explica que, em primeiro lugar, é preciso que o cliente compre uma van. A empresa só trabalha com adaptação de Mercedes Sprinter 517. O cliente pode escolher entre dois modelos: a UP Smart, menor, e a UP Evolution, com uma carroceria maior, de 2,10 m de largura, 2,10 m de altura e 5,10 m de comprimento. 

No caso do segundo modelo, é preciso comprar somente a carroceria e a empresa monta a traseira com um baú maior. Quatro pessoas podem dormir na versão Smart e seis pessoas na Evolution.

O preço do motorhome UP Smart parte de R$ 265 mil e a montagem leva entre três e quatro meses. Já a versão maior sai a partir de R$ 570 mil, podendo levar de cinco a seis meses para ficar pronta. 

Os veículos são equipados com um modem da Starlink, que garante acesso a internet estável de qualquer lugar. 

Motorhomes
Versões Smart e Evolution Foto: Divulgação

‘Anywhere office’

De acordo com dados da Associação nacional de Fabricantes de Trailers, Reboques e Engates (Anfatre), o mercado de motorhome cresceu cerca de 40% entre 2018 até 2024. A associação estima que são emplacados entre 300 e 400 veículos produzidos dentro de empresas homologadas e entre 500 e 700 unidades entre pessoas que fabricam os seus próprios motorhomes, totalizando uma média entre 1000 e 1200 veículos produzidos por ano.

Os principais compradores são pessoas mais velhas, entre 60 e 70 anos, das classes B e C, e profissionais ou  empresários que possuem uma grande flexibilidade de horário.

Com o maior número de pessoas buscando modelos mais flexíveis de trabalho, o motorhome tem sido oferecido como uma opção de ‘Anywhere Office’ (escritório em qualquer lugar, em tradução livre).

De acordo com Glauber, os compradores de modelos menores costuma ser jovens casais que querem viajar sem ter muita organização prévia. Já a versão mais cara é a preferida de pessoas mais velhas, aposentadas ou prestes e se aposentar, que desejam viajar com a família.