24/04/2015 - 14:08
As principais bolsas da Europa encerraram o pregão desta sexta-feira, 24, em alta, impulsionadas por notícias corporativas. Os ganhos, porém, foram limitados pelo impasse envolvendo a Grécia e os credores internacionais. O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,30%, a 408,42 pontos. Na semana, o indicador acumulou alta de 1,17%.
Os investidores acompanharam apreensivos o desenrolar da reunião dos ministros das Finanças da zona do euro. No encontro, os dirigentes pressionaram o governo grego para acelerar as reformas econômicas. A ajuda dos credores internacionais só será enviada a Atenas quando for comprovado que o país reduziu seus gastos. Os contingenciamentos enfrentam resistência de membros do governo e da oposição no Parlamento.
“A Grécia está ficando sem dinheiro, ideias, tempo e paciência. As negociações em curso estão emperradas e os riscos de um fracasso estão aumentando”, avaliaram analistas do Citigroup, em uma nota enviada a clientes.
Apesar da crise de liquidez grega pressionar as negociações, o noticiário corporativo – especialmente envolvendo o setor bancário – ganhou fôlego e sustentou as altas dos principais índices.
As ações do HSBC tiveram destaque especial. Os papéis do banco subiram 2,86%, influenciados pelo comunicado oficial de que está estudando a possibilidade de transferir sua sede para fora do Reino Unido, uma decisão que deverá vir num momento em que a instituição enfrenta pressões regulatórias e tributação maior no país.
As ações do HSBC tiveram as maiores altas do índice Stoxx 600 e impulsionaram o índice FTSE-100, da Bolsa de Londres, que subiu 0,24%, encerrando em 7.070,70 pontos. A bolsa britânica teve avanço de 1,09% na semana.
A Bolsa de Milão teve alta de 0,98%, a 23.427,35 pontos, acumulando ganho semanal de 1,66%. As ações do UniCredit avançaram 2,64%, do Popolare di Milano subiram 2,11% e do Intesa Sanpaolo marcaram +1,05%.
Também altamente influenciada por bancos, a Bolsa de Madri fechou em alta de 0,70%, aos 11.505,40 pontos. O ganho semanal do índice IBEX-35 foi de 1,29%. Nesta sexta-feira, as ações do Banco de Sabadell subiram 5,80% e do Banco Santander avançaram 1,26%.
Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,74%, marcando 11.810,85 pontos, impulsionado pelo índice de sentimento das empresas da Alemanha, que subiu para 108,6 em abril, de 107,9 em março, segundo dados do instituto Ifo. Na semana, o ganho do índice acionário alemão foi 1,05%.
A Bolsa de Paris fechou em alta de 0,44%, a 5.201,45 pontos, registrando avanço semanal de 1,13%. As ações da Renault subiram 3,73%, após a empresa publicar um bem-recebido balanço trimestral.
O índice PSI-20, da Bolsa de Lisboa, teve alta de 0,90%, a 6.038,61 pontos. O ganho semanal foi de 0,61%. *Com informações da Dow Jones Newswires