05/02/2003 - 8:00
Preste atenção nesta sigla: AMG. Quando um carro estiver rodando as ruas com tal emblema cravado em sua carroceria é a prova de que um excelente veículo foi transformado em uma máquina excepcional. Trata-se de uma divisão da Mercedes-Benz que faz dos carros de série da montadora alemã objetos de desejo para qualquer aficionado por automóveis. ?Eles tratam o veículo como obra de arte e trabalham artesanalmente?, diz Rogério Montagner, analista de produto da Mercedes-Benz. O último a sair do forno e ser moldado de forma escultural é o SL 55 AMG. Montado na mesma plataforma do SL 500, ele deixou de lado as linhas clássicas e ganhou um arrojado design. Seu motor também recebeu mais potência. Enquanto o seu irmão conta com um motor de 306 cavalos, o SL 55 AMG tem 500 cavalos de potência. Isso lhe garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.
O grande trunfo do bólido é conseguir aliar o conforto de um carro de luxo com a performance de um esportivo. Prova disso é que a revista alemã Motorpress realizou um teste em que a Mercedes teve melhor desempenho do que a Ferrari 550, atingindo uma velocidade de 326 km/h. O desempenho do carro é explicado pelo cuidado que os engenheiros da AMG têm com o motor. ?O mesmo mecânico acompanha toda a produção, da concepção à fase final?, diz Montagner. Os freios? Foram desenvolvidos minuciosamente e receberam tecnologia espacial. Isso mesmo, o sistema fly by wire desenvolvido pela Nasa, agência espacial norte-americana, está presente no SL 55 AMG. Com isso, os comandos hidráulicos dos freios foram substituídos por eletrônicos, garantindo uma resposta mais rápida a cada movimento do piloto.
O acabamento interior também passou por uma remodelação. Em vez de madeira de lei, o painel foi confeccionado em alumínio. Os bancos esportivos receberam um revestimento em couro perfurado. A capota… Em apenas 16 segundos ela abre e fecha com um simples toque no botão. Detalhes que fazem do SL 55 AMG um objeto de desejo de US$ 260 mil ou quase R$ 1 milhão. Mas não pense que para tê-lo basta apenas dinheiro. É necessário ter paciência. ?Temos esse carro somente sob encomenda e a espera é de seis meses?, diz Montagner.