Pergunte a um dos projetistas da Mercedes-Benz qual é o significado da palavra popular. A resposta é seca e rápida, sem ironia: C230 Kompressor. É a aposta da montadora alemã no segmento dos carros de luxo mais acessíveis no Brasil. Há apenas três meses no mercado brasileiro ele já faz sucesso e tudo indica que emplacará com velocidade. ?Pretendemos vender mais de 200 carros este ano?, diz Philip Derderian, gerente de vendas de veículos importados da marca.

 

A quantidade parece pequena quando se trata de algo popular ? mas um olhar mais cuidadoso mostra que tudo é uma questão de parâmetro. O C230 custa R$ 183 mil, menos da metade que o modelo E320, também da Mercedes. ?Ele faz parte da linha mais básica da montadora?, diz Derderian. É bom, entretanto, deixar claro que o modelo nada tem a ver com o Classe A, o carro mais barato da lendária grife. O C230 é, de fato, um Mercedes de estirpe.

Há dispositivos de requinte como banco e volante que se reclinam quando o carro é desligado. Tudo para facilitar a saída e a entrada do motorista. Ao mínimo sinal de que a luz natural está diminuindo, os faróis acendem automaticamente. A posição dos bancos também pode ser memorizada, assim como a temperatura do ar-condicionado. Os mecanismos de segurança esbanjam tecnologia. O C230 tem airbags adaptáveis que inflam de acordo com a intensidade da batida. Assim, evita-se que as bolsas de ar abram bruscamente e provoquem ferimentos leves. São detalhes que fazem do C230 o popular dos sonhos dos brasileiros endinheirados.