Uma mesa criada pelo designer francês Jean Prouvé foi vendida nesta segunda-feira em Paris por 1,2 milhões de euros (cerca de R$ 3,62 milhões), tornando-se a peça mais cara do criador – anunciou a casa de leilões Artcurial.

A mesa “Trapèze” em metal, datada de 1956, mais conhecida como “Mesa Central”, foi arrematada pelo montante de 1.241.300 euros por um colecionador privado norte-americano, informou a casa de leilões francesa. Seu valor inicial era estimado entre 400.000 e 500.000 euros.

“Este recorde mundial para o mobiliário de Jean Prouvé é uma grande homenagem a este arquiteto e designer francês, atualmente colecionado no mundo inteiro”, ressaltou Fabien Naudan, vice-presidente da Artcurial.

A mesa de Prouvé, peça-chave de seu trabalho, foi concebida para o refeitório da Cidade Universitária de Anthony, inteiramente projetado pelo designer.

A originalidade da peça está na sua forma inédita: a mesa repousa em dois pés bem afastados, em aço, que estão levemente inclinados. Com ares industriais, a “Trapèze” também é notável por seu tamanho, quase 3 metros de comprimento.

O recorde mundial anterior batido por uma peça de mobiliário de Jean Prouvé era da poltrona “Grand Repos”, vendida em outubro de 2011 por 471.434 euros.

Prouvé é conhecido, entre muitos de seus trabalhos, por ter participado da construção da Maison du Peuple, nos arredores de Paris, considerado um precursor da arquitetura moderna.

slb/rhl/mm