O banco espanhol Santander divulgou, nesta quarta-feira, que obteve um crescimento de 28% no lucro durante o 4º trimestre de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. Segundo a instituição financeira, o lucro líquido foi calculado em 2,9 bilhões de euros no período.

+Santander estima que Bolsa pode chegar a 160 mil pontos ainda este ano

O número superou as expectativas de analistas consultados pela Visible Alpha, que previam lucro de 2,61 bilhões de euros entre outubro e dezembro.

A receita total do maior banco da Espanha atingiu 14,55 bilhões de euros no último trimestre, alta de 8% em relação a um ano antes. Neste caso, porém, o consenso de analistas era de receita um pouco maior, de 14,58 bilhões de euros.

Já a receita líquida de juros – a diferença entre o que os bancos ganham com empréstimos e o que pagam aos clientes por depósitos – somou 11,12 bilhões de euros nos últimos três meses do ano passado.

No Brasil, Santander planeja dobrar base de clientes de alta renda

Enquanto registra lucros recordes, o Santander Brasil está trabalhando para alcançar mais de 2 milhões de clientes de alta renda nos próximos anos após cumprir objetivo de atingir mais de 1 milhão em 2023, disse o presidente executivo do banco, Mario Leão, em apresentação a analistas nesta quarta-feira.

“Cerca de 27% da carteira de pessoa física já são Select…A base de clientes cresce mais de 50% ano contra ano”, disse Leão, se referindo à marca do Santander Brasil de serviços para clientes de renda elevada.

Na outra ponta, de “varejo massificado”, o executivo comentou que o Santander Brasil seguirá com estratégia de simplificação de sua oferta de produtos para conseguir focar em engajamento dos clientes.

“É um segmento que tem gerado resultado negativo para o Santander (Brasil)…A gente não quer ter banco em que um segmento financia outro. A oportunidade de rentabilizar o segmento massivo é enorme”, disse o executivo, acrescentando que o banco reduziu em 31% seu portfólio de produtos no segmento”.