O aplicativo da plataforma de streaming de jogos do Facebook, disponível para iOS e Android, o Facebook Gaming, será encerrado pouco mais de dois anos após o lançamento. Em um aviso enviado aos usuários, a Meta revelou que o app não funcionará mais e nem estará disponível para download a partir de 28 de outubro de 2022.

A Meta lançou a área de Gaming em 2018 como forma de competir com outras plataformas como Twitch, YouTube e Mixer (incorporada posteriormente). Mais tarde, criou o aplicativo para celulares em 2020, como forma de atrair usuários em um mercado amplamente dominado pela Twitch e pelo YouTube.

+ Facebook tem acordo preliminar em processo por escândalo da Cambridge Analytica

O Facebook Gaming também não poupou esforços com seu programa de criadores, contratando muitos streamers famosos, além de permitir o co-stream. Como mostra o site americano The Verge, ainda em 2020, a Meta incorporou a plataforma Mixer, que havia sido comprada pela Microsoft, e recrutou dois gigantes da Twitch: Ninja e Shroud.

Apesar do encerramento do aplicativo, a versão baseada na web da plataforma de streaming de jogos do Facebook permanecerá online. O site americano lembra que, em 2019, o YouTube também encerrou seu aplicativo focado apenas em jogos, dizendo que causava “confusão” entre os usuários e incorporou a funcionalidade no aplicativo principal. O Facebook não forneceu uma razão pela qual está encerrando seu aplicativo.

“Queremos estender nossos sinceros agradecimentos a todos vocês por tudo o que fizeram para construir uma comunidade próspera para jogadores e fãs desde o lançamento do aplicativo. Esse foi realmente um esforço liderado pela comunidade para trazer novos recursos de jogos para o Facebook”, diz trecho do comunicado enviado aos usuários pela Meta.

Além de Ninja e Shroud, dois gigantes da Twitch que foram contratados pelo Facebook, mas já retornaram á antiga plataforma, a Meta assinou acordo de exclusividade com o craque brasileiro Neymar Jr., que vem transmitindo constantemente gameplays.

Segundo o The Verge, embora o Facebook Gaming tenha crescido em popularidade durante a pandemia do covid-19, o número de horas assistidas (e outros serviços) caiu significativamente. Dados do site Streamlabs mostram que as horas assistidas na plataforma de jogos da Meta caiu 8,4% no segundo trimestre de 2022. Além disso, o Facebook Gaming teve o menor número de horas assistidas entre as três principais plataformas no primeiro e no segundo trimestres deste ano, com 803 milhões e 580 milhões, respectivamente.