Por Katie Paul

(Reuters) – A Meta Platforms disse nesta quinta-feira que está lançando um sistema há muito prometido para os anunciantes determinarem onde seus anúncios serão exibidos, em resposta às demandas de anunciantes para distanciar seu marketing de publicações controversas no Facebook e no Instagram.

O sistema oferece aos anunciantes três níveis de risco que eles podem selecionar para o posicionamento de seus anúncios, com a opção mais conservadora excluindo a exibição acima ou abaixo de publicações com conteúdo sensível, como representações de armas, insinuações sexuais e debates políticos.

+ Meta e Google defendem legislação brasileira sobre responsabilidade por conteúdo na internet

+ Meta estuda mudanças em política de anúncios na Europa

A Meta também fornecerá um relatório por meio da empresa de medição de publicidade Zefr mostrando aos anunciantes do Facebook o conteúdo preciso que apareceu perto de seus anúncios e como ele foi categorizado.

Samantha Stetson, vice-presidente da Meta para o Conselho de Clientes e Relações Comerciais da Indústria, disse esperar que a companhia introduza controles mais detalhados ao longo do tempo para que os anunciantes possam especificar suas preferências em torno de diferentes questões sociais.

Stetson também disse que os primeiros testes não mostraram uma mudança significativa no desempenho ou no preço dos anúncios colocados usando configurações mais restritivas, acrescentando que os envolvidos nos testes ficaram “agradavelmente surpresos”.

No entanto, ela alertou que a dinâmica de preços pode mudar, dada a natureza baseada em leilão do sistema de anúncios da Meta e a redução no estoque associada a quaisquer restrições.

Os controles estarão disponíveis inicialmente nos mercados de língua inglesa e espanhola, com planos de expandi-los para outras regiões — e para os formatos de anúncios em Reels, Stories e vídeos da empresa — ainda neste ano.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ2T0PY-BASEIMAGE