(Reuters) – A Meta Platforms lançou nesta sexta-feira um serviço de assinatura nos Estados Unidos, que permitirá aos usuários do Facebook e do Instagram pagar para obterem verificação de suas contas, na mesma linha do que fez o Twitter.

O serviço Meta Verified dará aos usuários um distintivo azul após verificarem suas contas, processo que demanda um documento de identificação, e custará 11,99 dólares por mês na web ou 14,99 dólares por mês no sistema iOS, da Apple, e no Android, do Google, disse a Meta em comunicado.

O serviço segue os passos do Snapchat, da Snap, bem como do aplicativo de mensagens Telegram, e é o mais recente movimento de uma empresa de mídia social para diversificar sua receita para além da publicidade.

+ Meta demitirá 10 mil funcionários em segunda rodada de cortes de empregos

+ Meta encerrará acesso a notícias para canadenses se nova lei for aprovada

Após ser adquirido pelo bilionário Elon Musk por 44 bilhões de dólares no ano passado, o Twitter lançou seu serviço de assinatura Blue, que permite a usuários adquirirem um selo azul de verificação, antes limitado a contas de políticos, jornalistas e outras figuras públicas.

O lançamento inicial do Twitter Blue, em novembro, levou a um surto de usuários se passando por celebridades e empresas na rede social, o que levou o Twitter a interromper o serviço e reintroduzi-lo com distintivos de diferentes cores para indivíduos, empresas e governos.