A Decentraland, uma das principais plataformas de metaverso e avaliada recentemente em US$ 1,2 bilhão (cerca de R$ 6,25 bilhões), teve apenas 38 usuários ativos em um período de 24 horas.

Os dados que apontam que a Decentraland “flopou” (termo usado nas redes sociais para apontar o fracasso de um lançamento) fazem parte de um relatório do agregador de dados DappRadar. O levantamento também apontou que outro metaverso concorrente, The Sandbox, teve pouco mais de 500 usuários ativos no mesmo período, outro número considerado pequeno.

+ Nubank lança criptomoeda para 2 mil clientes

Plataformas contestam dados

A divulgação dos dados não agradou em nada aos dirigentes das duas plataformas, que foram as redes sociais contestar os números da DappRadar. Segundo eles, o relatório só leva em consideração os usuários com endereços de carteira de blockchain que interagem dentro do sistema, deixando de contar aqueles que se logam ao sistema apenas para conversar.

Mas mesmo apresentando números de usuários bem diferentes dos que exibidos no relatório da DappRadar, nem a Decentraland e nem a The Sandbox conseguiram mostrar uma quantidade de usuários que possam ser considerados impactantes frente aos investimentos que as plataformas de metaverso tem recebido.

Confira publicação da Decentraland que afirma ter contado mais de 56 mil usuários no mês de setembro:

Já Arthur Madrid, fundador da The Sandbox, publicou a informação que sua plataforma contou com 201 mil usuários no último mês: