Dois anos depois de ter criado um conjunto de regras para licenciar sua marca, o Metrô de São Paulo se prepara para inaugurar, na próxima quarta-feira 24, sua primeira loja conceito. De acordo com a empresa estatal, a ideia surgiu em virtude da demanda dos passageiros, colecionadores e turistas por artigos com a marca.

Apostando na venda de produtos como bolsas, canecas, até capas para tablets, o Metrô da capital paulista pretende se aproximar da estratégia realizada por outras metrópoles, como Nova York, Madri e Londres, que há anos comercializam diversos souvenirs com suas respectivas marcas. 

A loja terá contrato inicial de um ano e ficará localizada na estação Consolação, na Linha 2-Verde. A princípio, as imagens utilizadas serão o mapa da rede metroviária e de ícones arquitetônicos do sistema metroviário, que ainda não foram divulgados.

Em março de 2012, o Metrô de São Paulo liberou a exploração de sua marca em produtos de vestuário, escritório, brinquedos e pôsteres mediante pagamento de royalties que variam entre 7%, quando o design do produto fica sob responsabilidade pela empresa, e 9%, caso o Metrô seja responsável pelo desenho.


Redes sociais

A notícia foi recebida com ironia pelos usuários do Facebook e Twitter. Em uma das postagens, um dos usuários sugeriu: “Faça uma camisa para os gringos escrita: ‘andei na linha vermelha e sobrevivi.'” Outros questionaram sobre ingressos para viajar sentado em horário de pico e solicitaram, ao invés de lojas, estações novas.