05/09/2022 - 23:27
Em assembleia ocorrida na noite desta segunda-feira à noite (5), o sindicato dos metroviários decidiu por adiar a greve nas linhas operadas pelo Metrô de São Paulo, prevista para esta terça. Uma nova assembleia deve ocorrer no dia 12, com possibilidade de paralisação para o dia 13 de setembro.
+ Representantes de enfermeiros falam em greve após suspensão de piso salarial
A possibilidade de greve no Metrô de São Paulo surgiu na semana passada, e os trabalhadores querem o pagamento dos steps, e afirmam que a operadora descumprindo acordo firmado no Tribunal do Trabalho.
“Steps” são uma espécie de mecanismo para diminuir a desigualdade salarial. Segundo os metroviários, existem muitos casos de pessoas que exercem a mesma função e ganham salários diferenciados. Os “steps” são pagamentos de 5% incorporados ao salário para diminuir a diferença salarial.
O grupo chegou a afirmar que a empresa “está descumprindo o que foi acordado, com a mediação do Tribunal, em maio deste ano. O Metrô condicionou o pagamento dos steps à avaliação de desempenho”, afirmou em um comunicado a categoria.