14/03/2023 - 13:25
Os funcionários do Metrô de São Paulo pretendem realizar uma paralisação nesta quarta-feira (15) que afetará as quatro principais linhas existentes na capital paulista.
O motivo da greve, de acordo com o Sindicato dos Metroviários de SP, é a falta de propostas para o pagamento de abono e para novas contratações por meio de concurso público, em reunião realizada nesta segunda-feira (13).
+ Metroviários de São Paulo adiam greve para o dia 23
Uma nova audiência está marcada para esta terça-feira (14), às 16h no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Na sequência será realizada uma assembleia no Sindicato para a decidir se a greve na quarta-feira será mantida ou não.
Ainda segundo a entidade, o Metrô ameaçou interromper as negociações caso ocorresse uma greve. “Não aceitaremos pressão de chefia, com ameaças de punição devido à retirada de uniforme. O MPT e o TRT já se posicionaram há alguns anos favoravelmente à organização sindical tanto pelo uso de bótons como pelo uso de coletes. Trabalhadoras e trabalhadores têm direito à manifestação e à greve”, disse o sindicato em nota.
Caso os metroviários mantenham a paralisação marcada para esta quarta-feira, serão afetadas as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, administradas pelo Metrô. As linhas 4-Amarela e 5-Lilás não devem ser afetadas porque estão sob responsabilidade das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, ambas do grupo CCR.