Quinta-feira, 8 horas da noite. A estudante brasileira Juliane Bittencourt começa a relatar mais um dia em Londres, onde mora há um ano. Descreve como foram os exames naquela semana, o que comeu no almoço e como as pessoas estão cada vez mais agasalhadas na cidade. Em minutos, seu cotidiano está exposto na rede mundial de computadores. Juliane e milhares de outros internautas estão descobrindo as vantagens dos ?weblogs? (ou blogs) ? espécie de diários virtuais. O velho caderno com cadeado foi definitivamente engavetado. A onda, agora, é escancarar a vida na internet. Com meia dúzia de cliques, é possível criar uma página pessoal com cara de agenda, dividida por dias da semana e espaço para fotos. Como se trata de um serviço pessoal, muitas vezes amador, é difícil contá-los na rede ? mas estima-se que existam quase 1 milhão desses diários. A mania, que começou nos Estados Unidos por volta de 1998, espalhou-se no boca-a-boca e acaba de ganhar uma versão brasileira. O iG percebeu o potencial desse mercado e tratou de criar o BliG. Apesar de ser mais lento que os concorrentes internacionais (como o Blogger.com), o BliG fez sucesso: em 25 dias, foram criados 5 mil diários eletrônicos. Um deles chegou à marca de 1 milhão de cliques no mês de novembro. A autora do blog ficava ligada na Casa dos Artistas e transferia para a web o dia-a-dia dos participantes do programa.

Tráfego. Esse número, claro, é uma exceção. Em geral, os diários virtuais não geram mais do que mil acessos por mês. Não chegam nem a aparecer nos relatórios de audiência do Ibope eRatings. Ainda assim, os blogs estão entre as ferramentas mais promissoras da web, pelo menos entre os adolescentes. É o fator quantitativo: um blog não atrai muita gente, mas milhares de blogs podem atrair os anunciantes. Isso porque as peças publicitárias (banners) são distribuídas por vários diários. O usuário não paga para ter sua própria página. Em contrapartida leva propaganda de graça para seus amigos leitores. Ainda assim é difícil falar em receita. ?Neste momento, estamos gerando tráfego. Depois descobrimos como fazer dinheiro?, diz Cláudia Clément, diretora da fábrica de sites do iG. Ao que tudo indica, os blogs serão usados como ferramenta de fidelização. Até março, o Banco Real ABN Amro vai estrear uma área para diários eletrônicos em seu site. O lançamento faz parte de uma estratégia maior da instituição, que vem trabalhando com o público universitário. O serviço estará aberto para qualquer internauta disposto a contar suas intimidades na rede.