23/02/2015 - 23:21
O governo do México anunciou nesta segunda-feira que enviará uma nota diplomática ao Vaticano para manifestar sua “preocupação” e “tristeza” por recentes declarações do papa Francisco – que garantiu que um avanço do tráfico de drogas na Argentina equivaleria a uma “mexicanização” de seu país.
O deputado argentino Gustavo Vera, diretor de uma fundação que luta contra o tráfico de drogas, divulgou uma carta em que o pontífice dize: “Tomara que estejamos a tempo de evitar a mexicanização. Estive falando com alguns bispos mexicanos e a coisa é aterrorizante”.
O chanceler mexicano, José Antonio Meade, disse em coletiva de imprensa ter se reunido com Christopher Pierre, núncio apostólico no México, para manifestar a “tristeza e preocupação a respeito dos comunicados feitos”.
Além disso, o ministro das Relações Exteriores disse que informou a Pierre que sua pasta enviará uma nota diplomática à Santa Sé.
Segundo o governo mexicano, o país tem feito “enormes esforços” para enfrentar o narcotráfico e “nos parece que mais que buscar estigmatizar o México ou qualquer outra região dos países latino-americanos”, deveriam buscar “melhores enfoques, melhores espaços de diálogo” para refletir sobre o tema.
Em conversa com a imprensa em janeiro, o papa Francisco disse que ainda este ano pretende fazer uma visita aos Estados Unidos e ao México.
lp/yo/cd/mm