A Michelin pretende revolucionar o mercado de pneus para carros com o Uptis, modelo que não precisa de ar para funcionar.

A companhia espera lançar o produto em 2024, mas o projeto já tem chamado muita atenção pela ambição de reconfigurar a forma como vemos os pneus atualmente e por sua estrutura patenteada inovadora.

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Para fazer o Uptis, a Michelin usa uma substância composta por borracha e uma mistura de fibra de vidro forte e flexível criada e patenteada pela empresa.

Os pneus sem ar da companhia não usam um conjunto tradicional de cubo de roda.

Em vez disso, fazem uso de um cubo interno sólido no eixo que é circundado por estruturas de poliuretano em disposição radial (saindo do cubo no centro do pneu até chegar à parte mais externa).

Além disso, a parte externa do pneu é formada por uma faixa de cisalhamento (termo usado para se referir a uma tensão criada por forças em sentidos iguais ou opostos, mas com direções semelhantes e intensidades diferentes).

A tensão da faixa de cisalhamento e as estruturas de poliuretano acabam substituindo o efeito da pressão do ar de um pneu tradicional.

Menos desgastes

Com a nova tecnologia, os principais problemas dos pneus tradicionais, como furos, danos nas paredes laterais e desagaste causado por pressões incorretas, poderiam ser reduzidos de forma significativa ou mesmo totalmente eliminados, já que um pneu sem ar não pode ser furado, por exemplo.

Além disso, não ajustar a pressão corretamente também causa um maior consumo de combustível, o que o novo pneu deve evitar.

Isso porque o novo pneu não tem pressão de ar para ajustar, melhorando o desempenho e prevenindo o seu desgaste.

Portanto, os donos dos pneus Uptis também não teriam mais que ficar monitorando a pressão de seus pneus automotivos.

Lançamento

A princípio, a Michelin diz que irá focar no mercado asiático, onde muitos países têm estradas ruins que acabam desgastando os pneus tradicionais.

Além disso, trata-se de um mercado com um enorme mercado consumidor, o que torna a opção ainda mais lógica.

Outros modelos da Michelin

Embora o Uptis possa ser o primeiro pneu sem ar para carros se for lançado no prazo previsto e nenhuma outra empresa sair na frente (a Bridgestone, por exemplo, também está desenvolvendo um projeto semelhante), a Michelin já lançou outros pneus que funcionam sem precisar de ar.

Em 2005 a empresa anunciou o Tweel, mistura dos termos “tire” (pneu) e “wheel” (roda).

Os modelos Tweel são usados para veículos menores, como carrinhos de golfe e aparadores de grama com assento e volante, que são mais comuns nos EUA para aparar grandes faixas de grama, como em estádios de futebol americano.

Além disso, também são usados em veículos de construção de menor porte e quadriciclos.

Confira mais informações e imagens no site da Michelin para esses modelos de pneus.