ENCERRADA A CAMPANHA presidencial americana, outra disputa acabou de começar: quem vestirá Michelle Obama, no dia da posse, em 20 de janeiro de 2009? A resposta ainda é vaga, mas quem conseguir o feito terá uma vitrine de destaque. Estilistas como Christian Lacroix, Oscar de la Renta e Carolina Herrera já apresentaram sugestões para a noite de gala. Até agora, porém, ela mostrou preferência por designers menos conhecidos, como Jason Wu, que despontou nos últimos meses ao vestir jovens atrizes de Hollywood, e Maria Pinto, amiga pessoal do casal Obama. O motivo para tanta especulação é que, junto com seu marido, o presidente pop star Barack Obama, Michelle virou moda. Exemplos não faltam. A cor preferida de Michelle é roxa? Pois a tonalidade roxa ganhará a próxima estação. Mais: recentemente, Michelle apareceu em uma conferência usando uma calça do tipo legging (bem justa). Um mês depois, a revista americana Newsweek declarava que as calças legging estavam de volta. ?Isto não é coincidência?, declara Gina McCauley, advogada e editora do site MichelleObamaWatch, que monitora tudo o que é publicado na mídia sobre a futura primeira- dama. ?Ela é uma mulher comum, como outras da América.?

Guardadas as proporções, Michelle promete influenciar milhões de pessoas, da mesma forma como fizeram a então primeira- dama, Jackie Kennedy, nos anos 60, e a princesa Diana, nos anos 90. A euforia ao redor de Michelle, porém, é diferente. Seu sucesso é explicado em parte pela sua formação intelectual e pela sua espontaneidade. Durante a campanha, essa advogada formada em Harvard foi a diversos compromissos sem o marido. Bem-humorada, ela já declarou publicamente que Barack ronca e que tem mau hálito pela manhã. Apenas quando as pesquisas apontaram que Obama tinha chances reais de vencer, Michelle tornou- se mais ponderada. ?Ela representa uma nova postura de primeira-dama, uma mulher mais próxima da realidade?, diz Carlos Augusto Manhelli, especialista em imagem pública. Diante de tanta personalidade, já há quem faça suas apostas. ?Acredito que ela vá escolher um estilista americano, como já vem fazendo?, diz Costanza Pascolato, consultora de moda. ?A indústria da moda é oportunista e a família Obama é o fenômeno do momento?, explica.