O mundo da tecnologia teve uma série de lançamentos em 2011, muitos dos quais envoltos em grande expectativa e barulho. Mas alguns projetos foram fiascos no mercado e decepcionaram. Houve também problemas sérios que afetaram a imagem das companhias do setor. Confira mais no infográfico. 

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Quem vai levar o Yahoo?

 

A novela sobre uma possível venda do Yahoo tem novo capítulo. O Alibaba.com, maior site de comércio eletrônico da China, a empresa de telecomunicações japonesa Softbank e os fundos Blackstone e Bain Capital estão se articulando para fazer uma oferta que pode chegar a US$ 20 por ação, o que daria ao site um valor de mercado de US$ 25 bilhões. Ao mesmo tempo, um grupo liderado pelo fundo Silver Lake, que inclui a Microsoft, quer comprar 20% do Yahoo, pagando US$ 16,60 por ação, reduzindo a avaliação para US$ 20,6 bilhões. Dois detalhes tornam as negociações ainda mais interessantes. O primeiro é o fato do Yahoo possuir uma participação de 40% no Alibaba.com, adquirida em 2005 por US$ 1 bilhão. O outro é que, em 2008, a Microsoft tentou comprar o rival por US$ 50 bilhões. A expectativa é de que uma decisão seja tomada até o fim do ano.  

 

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Banda Estreita

 

Mais de 80% das conexões de internet no Brasil são fornecidas por apenas seis provedores, diz pesquisa feita pelo Centro de Estudos sobre a Tecnologia da Informação (Cetic.br). Ao todo, atuam no País 1.934 provedores de internet. A pesquisa mostra também que a banda larga via rede telefônica corresponde a 57% das conexões. Enquanto as redes de tevê a cabo respondem por 23% e as de fibra ótica são utilizadas em apenas 4% dos acessos. 

 

 

 

O domínio do papel

 

A mídia tradicional domina com folga a lista dos artigos mais compartilhados pelos usuários do Facebook. Das 40 notícias mais distribuídas neste ano, 21 foram publicadas originalmente pelo The New York Times e pela CNN, segundo dados divulgados pela rede social. A campeã de audiência é uma reportagem do jornal nova-iorquino que trazia fotos do terremoto no Japão, ocorrido em março. Completam a lista materiais do Washington Post, do Wall Street Journal e das empresas de internet Yahoo e Huffington Post.  

 

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Use hoje o celular de amanhã

 

O CEO da Nokia, Stephen Elop, esteve no Brasil na semana passada para anunciar que os primeiros celulares da companhia equipados com o sistema operacional Windows Phone, da Microsoft, chegarão ao País apenas no final do primeiro trimestre de 2012. Mas quem deseja experimentar os recursos e a interface do sistema não precisa esperar.  Se você tem um android ou um iPhone, basta acessar o endereço http://aka.ms/wpdemo no seu navegador móvel e experimentar. Não precisa instalar nada.  

 

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Resposta instantânea


Flavio Dias, diretor de comércio eletrônico do Walmart Brasil, analisa o desempenho do setor no País.

 

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A previsão no começo do ano era de que as vendas do comércio eletrônico aumentassem 40% no Brasil. Agora, a estimativa é de que cresça metade disso. O fôlego acabou?

De forma alguma. O momento é muito positivo. É certo que houve contratempos, como a greve dos Correios, e acredito que alguns competidores que tiveram dificuldade de honrar seus compromissos provocaram um impacto negativo. Mas as empresas que estão fazendo o dever de casa crescem bem acima da média do mercado.

 

Como o sr. avalia o aumento na segmentação do comércio eletrônico brasileiro, com novas lojas de nicho?

O segmento está dando os primeiros passos. Estamos apenas começando a explorar a cauda longa do e-commerce. Ainda há muito espaço para novas lojas e categorias.

 

Quanto tempo vai levar para o comércio por meio das redes sociais e pela internet móvel se tornar uma realidade no País?

As redes sociais já são importantes para estimular vendas. Já os dispositivos móveis, como tablets e smartphones, correspondem a 20% do comércio eletrônico nos EUA. Há um ano eram menos de 5%. Pode levar um ano ou dois, mas isso vai acontecer no Brasil também. 

 

 

 

Colaboraram Rodrigo Caetano e Bruno Galo