A Microsoft anunciou planos de investir US$ 10 bilhões na infraestrutura de inteligência artificial (IA) em Portugal a partir do início de 2026, após visita do presidente da gigante de tecnologia, Brad Smith, ao país. Em comunicado, a Microsoft destacou que o investimento será o maior da empresa em Portugal e também o maior projeto de data centers realizado em território português.

Segundo a empresa, a infraestrutura irá dar suporte a cargas de trabalho avançadas de IA em vários setores e está alinhada com o Compromisso Digital para a Europa da Microsoft, que prevê duplicar a capacidade dos data centers em 16 países europeus até 2027.

Em uma parceria com a Nscale, a Nvidia e a Start Campus, a Microsoft irá implementar 12.600 GPUs Nvidia de última geração na cidade de Sines, na região do Alentejo, estabelecendo uma nova referência para a infraestrutura digital na Europa, diz o comunicado.

“Trata-se também de um dos maiores investimentos em capacidade computacional de IA na Europa, posicionando Portugal como líder no desenvolvimento de IA escalável, segura e sustentável”, afirma.