11/02/2014 - 2:24
A Nokia deve lançar, daqui duas semanas, um celular com sistema operacional Android. A empresa, adquirida pela Microsoft recentemente por US$ 7,2 bilhões, será uma das únicas do mercado a trabalhar com dois sistemas operacionais: o Windows Phone e o sistema do Google.
Nokia Asha deve ser vítima de celulares Android
A empresa já trabalhava no telefone inteligente com o sistema aberto do Google antes da negociação com a Microsoft. O aparelho deve ser apresentado na Mobile World Congress, em Barcelona – que terá início no dia 24 de fevereiro.
A mudança é importante para conquista de mercado da Nokia. A empresa quer diferenciar seus aparelhos de baixo custo com o sistema. “Conquistar usuários com aparelhos de baixo custo é importante”, afirmou Jack Gold, analista da consultoria americana Gold Associates. “Esses clientes acabam se fidelizando à marca.”
Apesar de o projeto ter sido adotado pela Microsoft, a empresa não vai facilitar para o Google. Em uma guerra por usuários também no mercado de sistemas operacionais, sua versão do Android será bastante alterada. Os novos celulares da Nokia com Android não terão, por exemplo, o programa Google Now. “Eles não passam de substitutos para a linha Asha em mercados emergentes”, disse o analista.
A Nokia também incluirá versões de programas criados especialmente para seus celulares com Windows Phone no aparelho Android.
A decisão é um sinalizador importante, contudo, para mostrar como a Microsoft deve lidar com a Nokia. Ao mesmo tempo em que ela quer aumentar o uso de seu sistema Windows Phone, ela está de olho no mercado de aparelhos. “Basta saber se a Microsoft não vai cortar esse projeto no futuro”, afirma Gold.
Recentemente, o Google desistiu de jogar nas duas pontas. Após criar rusgas com parceiros importantes como a Samsung, o buscador de Mountain View esqueceu o hardware, vendeu a Motorola para a Lenovo e focou no desenvolvimento do sistema operacional Android.
Os smartphones de maior valor da Nokia, contudo, continuam exclusivamente com o sistema operacional Windows Phone.