A Microsoft anunciou o investimento de US$ 1 bilhão na OpenAI, entidade sem fins lucrativos que financia projetos em inteligência artificial e que tem Elon Musk como um dos fundadores. O acordo prevê o fornecimento exclusivo da tecnologia em nuvem Azure para aos projetos desenvolvidos pela OpenAI.

“A visão da OpenAI e da Microsoft é que a inteligência geral artificial trabalhe com pessoas para ajudar a resolver problemas multidisciplinares atualmente intratáveis, incluindo desafios globais, como mudanças climáticas, cuidados de saúde e educação”, afirmaram as duas empresas em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (22).

De acordo com as companhias, os projetos serão construídos em base de em “princípios compartilhados sobre ética e confiança.” A OpenAI afirmou que o investimento será usado para o desenvolvimento de ideias que ajudarão a financiar futuros projetos na área de inteligência artificial.

“A maneira mais óbvia de cobrir custos é criar um produto, mas isso significaria mudar nosso foco. Em vez disso, pretendemos licenciar algumas de nossas tecnologias pré-inteligência artificial, com a Microsoft se tornando nosso parceiro preferencial para comercializá-las.”