Na terça-feira (21), a empresa de softwares Microsoft lançou uma grande atualização para o seu mais atual sistema operacional, o Windows 11. Com a atualização, chamada de versão 22H2 e de atualização Windows 11 2022, novas ferramentas e opções foram acrescentadas ao sistema, assim como algumas mudanças em seu layout geral.

A primeira e mais fácil de notar é que o menu Iniciar, no centro da barra de tarefas na parte inferior da tela, agora exibe pastas e aplicativos. Além disso, a opção Narrator, que permite a leitura de textos, ganhou novas vozes e a função também deve operar melhor agora.

+ Reino Unido quer ampliar investigação sobre acordo Microsoft-Activision de US$ 69 bi

Outra mudança é que o Windows 11 faz atualizações mais rápidas, teve o sistema de busca do menu Iniciar melhorada e também apresenta um conteúdo mais atualizado e relevante de notícias na tela de Widgets. Além disso, em breve ele irá ganhar outra função que deve agradar os usuários, já que era pedida há algum tempo: abas no File Explorer.

Maior acessibilidade

Uma função interessante e que facilita a acessibilidade é a Live Captions, que permite legendar qualquer áudio que esteja sendo reproduzido em tempo real. Pessoas com problemas de audição ou surdas devem se beneficiar bastante desta novidade.

Além disso, também a ferramenta Voice Access permite aumentar a acessibilidade dos usuários. Com ela, é possível navegar pelo Windows usando apenas a sua voz, sendo possível mover o cursor, por exemplo. Segundo a Microsoft, é possível fazer basicamente tudo que um teclado e um mouse permitem realizar.

Foco na tarefa

A nova atualização também permite que os usuários foquem mais em trabalhos ou tarefas com o no modo “não perturbar” (“do not disturb”). Por meio dele, é possível silenciar qualquer tipo de notificação por determinado período de tempo, impedindo que sua atenção seja desviada.

Melhorias em aplicativos

Outra melhoria trazida pela atualização é que o Microsoft Teams, que permite realizar videoconferências, agora conta com o Windows Studio Effects, que melhora o áudio e o vídeo das chamadas. Além disso, o Windows Studio possui um filtro que foca nas vozes e reduz qualquer ruído no ambiente em que a pessoa se encontra.

Outras funções são a Eye Contact, que dá a impressão de que você está sempre olhando para a câmera e a Automatic Framing, que acompanhar os movimentos da pessoa durante a chamada para deixá-la sempre no centro da tela.

Games

A nova atualização também introduziu a Xbox Controller Bar (barra de controle do Xbox, em tradução literal). Com ela, é possível usar o controle do Xbox para acessar uma aba que permite ver e acessar os último games jogados, além de permitir o acesso à central do Xbox, ao Steam e outras plataformas como a da EA Sports.

Além disso, ao acessarem o Microsoft Edge (o navegador da companhia), os gamers verão uma nova homepage que pode ser personalizada e permite acessar a lista de games que podem ser jogados na nuvem do Xbox.

Segurança

A atualização também buscou focar no aspecto de segurança. Com Smart App Control, a Microsoft afirma que os usuários podem ficar mais tranquilos ao baixar apps no Windows. Isso porque a ferramenta bloqueia apps que não sejam confiáveis, impedindo que códigos maliciosos entrem no seu PC. A ferramenta foi criada com a inteligência artificial usada também no Windows Defender Application Control, sistema de segurança do Windows 11.

Editor de vídeos

A Microsoft também incorporou ao Windows 11 o editor de vídeos Clipchamp, lançado em março.

Como atualizar seu Windows 11

Se você tem o Windows 11 e quer fazer a atualização, basta acessar o Windows Update, que fica no menu de configurações do Windows. Após isso, clique em “verificar se há atualizações disponíveis” e, ao aparecer a nova atualização, basta clicar em “baixar atualização”.