Em uma nota publicada recentemente no blog da Microsoft, a companhia de Bill Gates anunciou que está trabalhando, desde o início deste ano, no desenvolvimento de uma mochila inteligente. Como sugere o nome, o acessório será abarcado com inteligência artificial e diversos sensores de reconhecimento do ambiente externo.

Além de um processador, espaço de armazenamento e conexão com a internet, a mochila inteligente deverá ser capaz de identificar objetos, acessar conteúdos em nuvem e realizar tarefas cotidianas como a lembrança de compromissos e a verificação de preços de produtos por onde o usuário passa.

+Qualcomm fecha acordo para fornecer chips à Apple por 3 anos

Por exemplo, ao entrar em um mercado com a mochila, será possível usá-la para comparar preços e checar valores dos itens em outros estabelecimentos de forma online. Além disso, é possível obter direções seguras quando ela entender que o usuário está praticando esportes como esqui.

Segundo o site MS Power, assim que a mochila recebe um comando, ela automaticamente utiliza seus sensores para reunir informações e representar o ambiente e o contexto na qual está inserida. Na sequência, esses dados são armazenados e enviados ao software de inteligência artificial para ser interpretado por meio de reconhecimento da fala do usuário e do processamento de sua linguagem.

De acordo com a Microsoft, a patente de sua mochila inteligente teve seu pedido enviado ao órgão regulador norte-americano em maio, sendo aprovado logo depois. Ainda não há informações sobre o lançamento ou preço do modelo.