22/05/2025 - 17:49
O mercado publicitário digital no Brasil iniciou 2025 em ritmo acelerado, confirmando as projeções de um ano promissor para o setor no país. O Brasil, ao lado dos Estados Unidos, é visto como um dos grandes protagonistas na expansão do mercado publicitário das Américas em 2025, com uma projeção de crescimento de 6,3% no investimento total em mídia.
No primeiro trimestre de 2025, o cenário publicitário digital brasileiro viu as impressões de anúncios saltarem 14% em comparação com o mesmo período de 2024, um crescimento que, por ora, confirma as projeções do mercado. Amazon (varejo), Hipera Pharma (medicamentos OTC) e Warner (entretenimento) lideraram o ranking de anunciantes no período.
Essa tendência é impulsionada principalmente pelo aumento do aporte em canais digitais. Dados de uma pesquisa anual da Nielsen com CMOs na América Latina em 2024 já indicavam que, em média, 63% do investimento total em mídia foi alocado em canais digitais, superando os formatos tradicionais. A busca por otimizar orçamentos e o reconhecimento do potencial online consolidaram sua prioridade nos planos de mídia, com quatro em cada cinco marcas da região investindo no ambiente digital.
Indústrias em Destaque e Mudanças no Ranking
No centro das atenções, a indústria de Assuntos Sociais & Governo, representada por Instituições de Educação/Treinamento, assumiu a liderança em volume de impressões no 1º trimestre de 2025. Este setor registrou 47 bilhões de impressões e foi impulsionado por um incremento de 9 bilhões, subindo da segunda posição do ano anterior.
Enquanto isso, o antigo líder, o setor de Serviços de Internet (Telecomunicações), que contava com 41 bilhões de impressões no 1T24, recuou para a sexta posição. Essa reconfiguração no Top 10 das indústrias com maior volume de impressões abriu espaço para o avanço de Entretenimento (Broadcasting) e Varejo (Outros Varejistas, principalmente E-commerce), que agora figuram no Top 3.
Outras indústrias no Top 10 incluem Tecnologia (Software de Computador, Serviços de Internet), Financeiro (Serviços Financeiros ao Consumidor), Automotivo (Carros), Lazer (Eventos), Cosméticos e Higiene Pessoal (Cuidados com os Cabelos) e Indústria & Comércio (Serviços Empresariais). Essas oscilações no volume de impressões refletem a recalibragem das estratégias de comunicação das marcas.
Anunciantes e Formatos Predominantes
Em um universo digital onde “ser visto é ser lembrado”, a disputa pela atenção dos consumidores é intensa. Logo no início do ano, os 10 maiores anunciantes foram responsáveis por quase 27% do total de impressões em mídia digital. A lista dos 10 principais anunciantes no 1º trimestre de 2025 inclui:
Amazon
Hypera Pharma
Warner Media
Adobe
Samsung
Sicredi
Google
Mercado Livre
L’Oréal
C6 Bank
Em relação aos formatos de publicidade digital mais utilizados, o vídeo segue como o mais comum, representando 60% do total de impressões, enquanto o Display representa 40%.
De acordo com o relatório da Nielsen, navegar neste ambiente complexo exige inteligência. Compreender a alocação de recursos dos anunciantes e as estratégias da concorrência torna-se fundamental para otimizar orçamentos, refinar estratégias e minimizar desperdícios.