Presidente Luis Arce afirmou que ocorreram “mobilizações irregulares” por parte das Forças Armadas.Tanques do Exército e soldados armados invadiram nesta quarta-feira (26/06) a sede da Presidência da Bolívia em uma tentativa de golpe de Estado no país sul-americano.

O presidente do país, Luis Arce, afirmou que ocorreram “mobilizações irregulares” por parte de setores das Forças Armadas. Em postagem no X, ele pediu que a “democracia seja respeitada” no país e exigiu que as tropas sejam desmobilizadas. O ex-presidente boliviano Evo Morales denunciou um golpe de Estado, em postagem na mesma rede social.

Unidades do Exército foram vistas em praças de La Paz e marchando pelas ruas da cidade. Imagens postadas em redes sociais mostravam um blindado do Exército tentando derrubar a entrada do Palácio Presidencial e soldados entrando no local.

O líder da tentativa de golpe, o comandante do Exército, general Juan José Zúñiga, disse que reconhecerá “por enquanto” Arce como o chefe das Forças Armadas do país, mas anunciou mudanças, incluindo trocas no comando dos Ministérios do governo.

“Os três chefes das Forças Armadas viemos expressar nossa discordância. Vai haver um novo gabinete de ministros, com certeza as coisas vão mudar, mas nosso país não pode continuar desse jeito”, disse Zúñiga.

Mais informações em instantes…