A St George Mining confirmou uma nova grande descoberta de terras raras de alto teor e nióbio em seu Projeto Araxá, na cidade de mesmo nome em Minas Gerais, depois de receber resultados de sondagens, anunciou a mineradora australiana nesta quarta-feira, 17.

+ Terras raras e metais verdes dão vantagem ao Brasil na geopolítica da transição energética

A nova descoberta foi verificada em uma área localizada cerca de um quilômetro a leste do recurso mineral atual. A companhia afirmou que as concentrações de ímãs e terras raras são maiores do que a estimativa de recurso mineral. Os minerais encontrados incluem samário, usado na produção de ímas-cobalto que podem ser usados na fabricação de equipamentos militares como jatos F-35, afirmou a companhia.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados das perfurações mais profundas realizadas em Araxá Leste, que confirmaram a continuidade e a extensão em profundidade desta descoberta de terras raras e nióbio de alto teor próxima à superfície”, disse o presidente da St George Mining, John Prineas, em comunicado.

Depois do anúncio, as ações da companhia chegaram a saltar até 23,1%.

É também em Araxá onde está a mina da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), de onde é extraído atualmente cerca de 80% de todo o nióbio que é vendido no mundo.